A pintura abstrata

Como analisar uma pintura abstrata

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como analisar uma pintura abstrata

As pinturas abstratas, ao contrário das pinturas de representação, apresentam desenhos, formas e cores que não se parecem com os objetos físicos específicos. São mais difíceis de analisar do que as pinturas de representação, uma vez que podemos não ter ideia do que está sendo representado. Os artistas do século XX começaram a pintar desta forma como uma maneira de evocar emoções profundas inconscientes. Ao experimentar e pensar sobre suas emoções, você pode analisar uma pintura abstrata.

Vai precisar de:

  • Biblioteca ou computador com acesso à Internet
Também lhe pode interessar: Como fazer um desenho abstrato

Passos a seguir:

1

Observe a pintura abstrata durante alguns minutos sem se distrair. Preste atenção em como a pintura faz você se sentir e como suas emoções mudam após ter passado algum tempo com ela em comparação com a primeira vez que a viu. Os pintores abstratos utilizam a arte como ferramenta para o acesso indireto às mentes dos seus telespectadores. Relaxe e deixe que a arte tenha um impacto sobre você.

2

Concentre-se no conteúdo específico e na técnica da pintura. Observe como o artista usa a cor, linha, textura e equilíbrio. Observe como os diferentes elementos estão espalhados pela tela. Decida como você descreveria a pintura para alguém que não pode ver.

3

Pesquise a biografia do artista, seja utilizando recursos da Internet ou indo a uma biblioteca e pedindo ao bibliotecário um um livro sobre a arte na seção de referência. Descubra as diferenças entre as pinturas anteriores e posteriores do artista. Descubra o que estava acontecendo na vida do artista no momento em que ele produziu a pintura.

4

Investigue como a pintura é definida ao longo da história da arte. Descubra em quais pinturas o artista se baseou. Veja outros tipos de pinturas que estavam ocorrendo naquela época. Pesquise os críticos dessa pintura e veja se ela foi copiada por alguém.

5

Volte para a pintura e observe-a novamente. Considere o que você já sabe sobre a pintura. Pergunte a si mesmo como ela faz você se sentir. Considere como suas emoções são influenciadas por sua pesquisa sobre o artista.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como analisar uma pintura abstrata, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como analisar uma pintura abstrata