Música Espiritual

Como escrever uma música Gospel

Como escrever uma música Gospel

Por vezes temos experiências de vida bastante difíceis mas que com a nossa força interior e a nossa fé em Deus conseguimos ultrapassar. E por consequente gostaríamos de partilhar essa experiência com aqueles que estão próximos e que por vicissitudes da vida podem vir a precisar de uma força, uma ajuda para conseguir quebrar "barreiras". Essa transmissão é possível principalmente com uma música que glorifique o Senhor e mostre como ele nos ajudou nesse período difícil de provação. Nesse artigo do umComo vamos explicar como escrever uma música de Gospel em agradecimento a Deus.

Também lhe pode interessar: Como escrever uma música

Índice

  1. Seja honesto
  2. Seja fácil de aprender para todos
  3. Use uma passagem literal
  4. Experiência de vida e a Palavra
  5. Não esqueça o louvor a Deus
  6. Coloque uma melodia

Seja honesto

Quando for escrever uma música, principalmente a nível espiritual, seja verdadeiro, use uma experiência de vida que o tenha marcado e que a fé em Deus o ajudou a superá-la. Seja sincero nas palavras, não vale a pena complicar. As letras das músicas de gospel são simples, sem muito palavreado.

Seja fácil de aprender para todos

Ao escrever a música de Gospel procure que ela possa ser utilizada no seio espiritual, nomeadamente nas celebrações da igreja. Procure que seja algo fácil de ser aprendido por toda a gente. Com uma estrutura repetitiva e descomplicada.

Use uma passagem literal

Uma das hipóteses para conseguir boas ideias para escrever a música de Gospel é procurar nas Escrituras por frases com algum sentido profundo, com alguma moral intrínseca. O problema é a forma como estão escritas, uma linguagem demasiado formal e difíceis de colocar em letra musical. No entanto pode sempre adaptar a ideia principal desses textos e usar para passar a mensagem da Palavra do Senhor de forma compreensível.

Como escrever uma música Gospel - Use uma passagem literal

Experiência de vida e a Palavra

Uma excelente maneira de escrever músicas Gospel é misturar ideias. Nomeadamente entre a sua experiência de vida e alguma passagem litúrgica que tenha ajudado ou que a sua ideia principal é relacionada com o obstáculo que teve na vida. Acaba por estar expressando a mensagem de Deus experimentada na sua vida.

Não esqueça o louvor a Deus

Por vezes quando escrevemos uma música Gospel, saber que ela tem de ser fácil de aprender e sendo que a nossa experiência de vida pode ajudar a construir a letra, podemos acabar por esquecer a verdadeira missão da música, o louvor ao Senhor. Por isso é importante ficar focado na ideia de louvor a Deus, não apenas pensar numa música que agrade ao povo. Se assim for estamos nos desviando do verdadeiro propósito. O nosso dever na música Gospel é glorificar o Senhor e as suas obras.

Como escrever uma música Gospel - Não esqueça o louvor a Deus

Coloque uma melodia

Para conseguir escrever melhor a música de Gospel por vezes é importante ter alguma melodia na cabeça, podemos até utilizar melodias de músicas conhecidas e adaptar com a nossa letra, ou se tivermos algum conhecimento musical ou alguém amigo que tenha formação musical, podemos fazer a música com ele e assim conseguir um melhor resultado e mais rápido.

Como escrever uma música Gospel - Coloque uma melodia

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escrever uma música Gospel, recomendamos que entre na nossa categoria de Música.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Venâncio Silva
Pergunta
A sua avaliação:
Janayana dos santos Silva
Se eu não soube tocar teclado ou violão o que posso fazer?
maria rosa feliciano
lindo e maravilhoso o artigo Deus e amor eu estou a passar no momento muito dificil da minha vida, estou sempre a lutar so Deus amem
A sua avaliação:
Thiago
Acima de todas as coisas devemos principalmente buscar a Deus !
Muito bom o artigo ! Parabens !!
Editor umComo.com.br
Oi Thiago! Que bom que o artigo foi do seu agrado! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
1 de 4
Como escrever uma música Gospel