Outras Artes decorativas

Como fazer artesanato com areia

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 18 março 2021
Como fazer artesanato com areia
Imagem: moda.terra.com.br

O artesanato é uma excelente atividade para ocupar tempos livres, criar peças únicas e ainda ganhar alguma renda extra. O melhor é que a maioria dos trabalhos de artesanato não são difíceis de fazer, e você pode usar materiais tão simples e vulgares como a areia. Curioso? Neste artigo umComo.com.br mostramos-lhe como fazer artesanato com areia, apresentando-lhe sugestões de trabalhos e como os colocar em prática, sem esquecer o fator economizar. Para os descobrir, continue lendo!

Vai precisar de:

  • Areia
  • Cola branca
Também lhe pode interessar: Como fazer artesanato com isopor

Passos a seguir:

1

No estado brasileiro do Ceará um dos artesanatos mais populares são as garrafas e potes de vidro com areia colorida. Os artistas conseguem, com areia de diferentes cores e um instrumento fino e comprido, criar desenhos incríveis. Esse tipo de trabalho, para ser perfeito, exige anos de prática e alguma técnica, mas você pode se inspirar nele e criar peças mais simples, colocando em um recipiente de vidro transparente camadas alternadas de areia colorida, como no exemplo ao lado.

Como fazer artesanato com areia - Passo 1
Imagem: pinterest.com
2

A designer industrial Leetal Rivlin criou a tigela de areia, uma peça bem curiosa e perfeita para decorar sua casa de praia! Para fazer esse artesanato você apenas irá necessitar de areia fina, cola para madeira e uma tigela para o molde. Comece por revestir a tigela com papel filme e coloque-a virada para baixo sobre uma superfície plana; misture a areia com a cola e verta-a sobre a base da tigela, deixando escorrer e secar (poderá demorar 12h para secar bem); repita quantas vezes quiser para formar mais camadas, se certificando que elas secam bem.

Como fazer artesanato com areia - Passo 2
Imagem: leetalrivlin.com
3

A areia também pode servir para revestir ou fazer molduras de fotografia, você sabia? No caso de querer revestir ou decorar a moldura basta limpá-la bem, pincelar cola branca, verter areia e sacudir para remover o excesso. Para fazer a moldura misture a areia com cola branca até conseguir uma massa homogênea e, depois, molde-a para criar a moldura no formato que você desejar. O resultado será semelhante ao da imagem ao lado!

Como fazer artesanato com areia - Passo 3
Imagem: blog.ljcfyi.com
4

O que você acha do castiçal da imagem ao lado? Ele foi decorado com areia, e você não imagina como é simples fazer um igual! Adquira um pote de vidro com o tamanho ideal para acomodar uma vela da sua preferência no interior, limpe-o, pincele cola branca por dentro e, em seguida, verta areia rodando o pote para que ela se espalhe por todo o interior; remova a areia restante e deixe secar!

Como fazer artesanato com areia - Passo 4
Imagem: completely-coastal.com
5

Com a aproximação do Natal, sempre procuramos enfeites diferentes para decorar nossa árvore, e você conseguirá surpreender todos ao fazer alguns com areia! É bem simples: desenhe formas em papel manteira (pode usar cortadores de biscoitos), contorne e preencha as formas com cola branca e verta uma quantidade generosa de areia sobre elas; deixe secar de um dia para o outro, remova a areia em excesso, recorte a forma e aplique verniz de artesanato para segurar os grãos de areia e dar brilho!

Como fazer artesanato com areia - Passo 5
Imagem: completely-coastal.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer artesanato com areia, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Claire
Ideias para utilizar a areia da praia no artesanato Sensacional o site de vocês.Parabens Gostaria de receber novidades pelo meu email.obrigada
Editor umComo.com.br
Oi Claire! Que bom saber que foi do seu agrado! Para receber novidades no seu e-mail, basta marcar no campo quando você faz um comentário no site. Obrigada!
A sua avaliação:
João Abelardo Brito
Faço mosaico, e fiz uma peça de mármore, um passa pratos, e estou pensando em usar areia colorida com cola, em vez de usar rejunte. Como devo fazer a mistura da cola e areia? Quantidade de cola na areia?
tania mara
achei maravilhoso..vou fazer agora mesmo...uma tecnica simples mas perfeita.sou artesã de entalhe na madeira e artesanatos .quero mais novidades podem me enviar...
Sara Silva
Olá Tania, obrigada pelo seu comentário. Para receber mais novidades de artesanato subscreva à nossa newsletter.
vania
muito bonito mesmo ,quando tiver mais novidades podem mandar pois adoro muito artes.
Sara Silva
Olá Vania, obrigada pelo seu comentário! Se você está inscrita em nossa newsletter de artes, iremos enviar sim.
Guiomar Oliveira
Achei maravilhoso os trabalhos com areia, muito bonito me parece fácil de fazer.
Sara Silva
Olá Guiomar, ficamos contentes por saber isso! Obrigada e continue nos acompanhando!
Imagem: moda.terra.com.br
Imagem: pinterest.com
Imagem: leetalrivlin.com
Imagem: blog.ljcfyi.com
Imagem: completely-coastal.com
Imagem: completely-coastal.com
1 de 6
Como fazer artesanato com areia