Modelagem e massa de modelar

Como fazer barbotina

Como fazer barbotina

A barbotina ou porcelana líquida é uma mistura de pó de argila diluída em água, usada em âmbitos de modelagem de cerâmica e barro, normalmente como cola. Inclusive praticando a modelagem como amador, é interessante saber como fazer barbotina para poder juntar peças de uma forma definitiva e segura, evitando que quebrem no futuro.

Vai precisar de:
  • Um recipiente
  • Barro seco
  • Água
  • Pincel
  • Palito de madeira para modelar
Também lhe pode interessar: Como fazer argila caseira
Passos a seguir:
1

A seguir vamos falar-lhe da barbotina como cola, mas deve saber que os ceramistas a usam como material de trabalho e adicionam-na a misturas mais compostas.

2

Lembre-se que a barbotina só funciona enquanto o barro está ligeiramente úmido e um pouco mole. Não tente colar duas peças completamente secas ou cozidas.

3

A barbotina é útil depois de esvaziar uma peça de grandes dimensões, para voltar a colar alguma parte que tirou, para colar alças em objetos de cerâmica (não cozidos e moles), ou para reparar áreas fraturadas.

4

Pode fazê-la em casa facilmente, desfazendo barro seco em um recipiente com água e mexendo até parecer um iogurte muito espesso sem grumos.

5

Lembre-se que existem muitos tipos de argila, e que deve fabricar a barbotina com o mesmo barro que esteja usando para sua escultura.

6

Não use muita água. Quanto mais espessa for a mistura, melhor colará.

7

Aplique a barbotina generosamente com a ajuda de um pincel velho ou com um palito de modelagem, de forma que ao apertar um pedaço contra o outro, ela sobressaia pelos lados.

8

Se for unir duas peças, veja o nosso artigo sobre como colar pedaços de argila, onde aprenderá a riscar as áreas antes de colar com a barbotina.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer barbotina, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Conselhos
  • Recicle a barbotina. Se costuma trabalhar com o mesmo tipo de barro, pode guardá-lo tampando com papel filme e usá-la de novo adicionando um pouco de água e mexendo bem.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
rosana
posso fazer objetos de adornos com a barbotina e depois fazer a queima, e usar o esmalte
A sua avaliação:
sebastiao maciel
ola gostaria de trabalhar com a barbotna mais nao sei por onde começar
Como fazer barbotina