Colar papel

Como fazer decoupage em vidro

Ana Caseiro
Por Ana Caseiro. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer decoupage em vidro
Imagem: programaartebrasil.com.br

Decoupage é uma técnica de decoração que consiste na arte de revestir objetos com imagens, gravuras, fotografias, etc. É simples de fazer e tem um efeito visual fantástico!

Não há limite no que diz respeito à decoupage, é só ter um pouco de imaginação, o material certo à mão e gosto pelo trabalho artesanal... Se você gostaria de decorar alguns objetos com o seu toque pessoal, esta é a técnica ideal! Veja nesse artigo de umComo.com.br como fazer decoupage em vidro.

Vai precisar de:

  • Pano
  • Álcool
  • Pincel
  • Cola de decoupage
  • Guardanapo de decoupage
  • Tesoura
  • Lixa (pode ser a lima das unhas)
  • Água
  • Verniz de vitral
  • Lápis
Também lhe pode interessar: Como fazer artesanato com jornais e revistas

Passos a seguir:

1

Depois de ter escolhido o objeto que irá decorar, limpe-o muito bem com um pano embebido em álcool, para remover a sujidade e garantir que a superfície fica apta a receber os produtos necessários à decoupage.

Como fazer decoupage em vidro - Passo 1
Imagem: feiramania.com.br
2

Depois de escolher o guardanapo de decoupage que irá usar, verifique se o seu tamanho se ajusta ao objeto que vai decorar ou se é necessário cortar. Se for necessário cortar, desenhe o molde / medidas que pretende no guardanapo e recorte com uma tesoura, deixando sempre uma margem de sobra de cada lado.

Se o objeto for maior, junte dois guardanapos, tentando uni-los pela mesma parte do desenho, para que fique discreta a junção.

De seguida, retire as camadas excedentes do mesmo.

Como fazer decoupage em vidro - Passo 2
Imagem: vaniartecomamor.blogspot.com
3

Com um pincel, passe a cola no seu objeto. Se a cola estiver demasiado grossa, junte um pouquinho de água e mexa bem, apenas para facilitar a pincelar.

Como fazer decoupage em vidro - Passo 3
Imagem: coletivoverde.com.br
4

Depois de ter todo o objeto coberto com cola, aplique o seu guardanapo, com muito cuidado, e vá passando um pano bem de leve por cima, para garantir que não fica nenhum pedaço mal colado ou com bolha.

Recorte ou lixe as sobras e deixe secar completamente (cerca de 2 a 3 horas).

Como fazer decoupage em vidro - Passo 4
Imagem: arquivandopensamento.blogspot.com
5

Depois de seco, pincele todo o objeto com o verniz vitral, para que ele fique com brilho e para que se possa tornar impermeável e, assim, ser lavado sem qualquer problema!

Deixe secar e já está! Uma nova peça de decoração, feita pelas suas próprias mãos!

Como fazer decoupage em vidro - Passo 5
Imagem: portaldeartesanato.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer decoupage em vidro, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
MADALENA AUGUSTO DA SILVA SILVA
Gostaria de receber dicas ou artigos novos no meu imail sobre como fazer decoupage em vidro.Amei esses artigo que acabei de ver muito útil.OBRIGADA.
Editor umComo.com.br
Oi Madalena! Que bom saber que foi do seu agrado! Neste link encontrará muitos mais trabalhos manuais que poderá fazer: http://artes.umcomo.com.br/trabalhos-manuais-de-materiais-reciclados/ Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Imagem: programaartebrasil.com.br
Imagem: feiramania.com.br
Imagem: vaniartecomamor.blogspot.com
Imagem: coletivoverde.com.br
Imagem: arquivandopensamento.blogspot.com
Imagem: portaldeartesanato.com.br
1 de 6
Como fazer decoupage em vidro