Papel Machê

Como fazer figuras em papel machê

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer figuras em papel machê

É uma atividade muito entretida e com resultados muito agradáveis, uma vez que com o papel machê poderá fazer o que quiser. No entanto é uma técnica que requer tempo, inclusivamente dias, uma vez que as camadas de papel devem secar para enrijecer e cobrir a forma desejada. É uma boa atividade para fazer com crianças, irão adorar e vão se surpreender. Mas, sabe como fazer figuras em papel machê? Em umComo.com.br explicamos-lhe.

Vai precisar de:
  • Papel de jornal
  • Água
  • Cola
  • Molde
  • Tinta e pincel
  • Verniz
Também lhe pode interessar: Como fazer papel machê
Passos a seguir:
1

Para criar este tipo de papel deve fazer uma pasta, misturando papel de jornal (o mais aconselhável) com cola já diluída em água. Desta forma obterá o conhecido papel machê.

2

Em seguida deverá remover o papel molhado e pressionar tudo até criar uma pasta. É o momento de trabalhar com ele, antes que se seque e endureça.

3

Escolha um molde, ou inclusivamente faça-o você mesmo. Sobre este deverá aplicar as camadas de papel machê molhadas. Tomarão a forma que você quiser e poderá criar extravagantes. Ponha cola branca entre as camadas para que fiquem completamente fixas e unidas entre si.

4

Uma vez modeladas, deverá deixar repousar as camadas de papel machê sobre o molde escolhido até que sequem. Ficarão duras com a forma da figura escolhida para decorar ao seu gosto e personalizar como preferir.

5

É imprescindível colocar uma camada de emulsão para obter uma superfície lisa e assim conseguir um melhor acabamento para pintar.

6

É aconselhável, antes de pintar, dar uma camada de verniz à figura para a proteger da tinta. Deixe secar o tempo necessário até que fique completamente seca.

7

Já pode começar a pintar a sua figura e personalizá-la ao seu gosto. Dê-lhe cores e desenhos. Deixe repousar até ficar bem seca.

8

Se desejar, para obter um acabamento perfeito, passe uma última camada de verniz. Servirá para ajudar a proteger a tinta da sua figura e para a conservar por muito tempo. Uma vez aplicado, deixe secar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer figuras em papel machê, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Conselhos
  • Tenha paciência e não pule nenhuma fase do processo.
  • Respeite os tempos de secagem ao máximo, para que a sua figura tenha consistência.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como fazer figuras em papel machê