Fazer materiais de plástico

Como fazer luminária com garrafa pet

Ana Caseiro
Por Ana Caseiro. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer luminária com garrafa pet
Imagem: greenswish.wordpress.com

A reutilização de garrafa pet está cada vez mais na moda e são inúmeras as ideias e funções que se podem dar a garrafas usadas.

Além de ajudar a preservar o ambiente, você pode conseguir objetos decorativos bem originais sem gastar dinheiro! Nesse artigo de umComo.com.br vamos ensinar-lhe como fazer luminária com garrafa pet, uma ideia bem legal que vai ficar maravilhosa na sua casa!

Vai precisar de:
  • Água e detergente
  • Estilete
  • Agulha
  • Fio encerado
  • Argola
  • Contas
  • Lâmpada
  • (Gancho)
Também lhe pode interessar: Como reciclar garrafa pet
Passos a seguir:
1

Comece por lavar muito bem suas garrafas, passe um pouco de água com detergente para remover manchas e odores e deixe secar completamente.

2

Com ajuda de um estilete, corte as garrafas pela base, deixando-a com uma altura de cerca de 3 cm, para que se assemelhe a uma flor.

3

No centro da base, faça um furo e, seguindo a linha do furo, faça um furo em cada uma das extremidades da flor (lembre que a flor vai ficar na vertical). Você pode furar com uma agulha aquecida no lume, o furo fica perfeitinho e do tamanho ideal.

4

Prenda a ponta do seu fio encerado em uma argola, dando-lhe um nó bem apertado para que a luminária fique segura.

Na outra extremidade do fio, comece a colocar as suas contas, tantas quanto desejar, e vá intercalando com as flores de garrafa. Quando estiver colocando a flor, enfie o fio no furo superior e passe-o depois pelo furo do meio, colocando uma conta e trazendo o fio de volta para a parte de trás da flor, seguindo para o furo inferior, para que a conta fique presa no meio da flor, fazendo o seu miolo.

5

Quando terminar de colocar todas as flores e contas, dê um nó apertado na extremidade do fio e recorte o que sobrar, certifique-se que a última coisa que coloca antes do nó é uma conta.

6

Prenda a sua luminária pela argola e acrescente tantas fileiras quanto desejar. Se não quiser colocar nenhum suporte antes das fileiras, prenda um fio transparente em cada uma das suas argolas e una-os em uma só. Pendure-a num gancho junto à lâmpada, de forma a que esta fique escondida no meio.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer luminária com garrafa pet, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Conselhos
  • Você pode optar por uma luminária de uma só cor (mais discreta e sóbria) ou por uma de várias cores (mais alegre e descontraída), basta misturar contas de várias cores, assim como garrafas pet ou até mesmo colori-las!

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: greenswish.wordpress.com
Como fazer luminária com garrafa pet