Trabalhos manuais criativos para crianças

Como fazer pasta de sal para trabalhos manuais

Como fazer pasta de sal para trabalhos manuais

A pasta de sal é uma alternativa à plasticina para fazer moldes de uma forma muito econômica, visto que se pode fazer em casa com produtos que se tem na cozinha, como farinha, sal e água. Este tipo de pasta pode ser usada para criar diferentes trabalhos manuais, apenas precisa de um pouco de imaginação e tempo. Depois de moldar a peça pretendida e antes de ser pintada, a peça deverá ser cozida num forno durante 2 horas a 100-120ºC. Continue lendo este artigo de umComo e descubra como fazer pasta de sal para trabalhos manuais.

Vai precisar de:

  • Para a massa de pasta de sal: 3 xícaras de farinha, 1 xícara de sal e 1 xícara de água
  • Tábua de madeira
  • Saco de plástico
  • Recipiente para misturar
  • Colher
  • Medidor
  • Corante (opcional)
Também lhe pode interessar: Como fazer cola em pasta

Passos a seguir:

1

Para começar a fazer a nossa pasta de sal, deverá misturar as 3 partes de farinha e 1 parte de sal com uma colher em um recipiente grande. Faça movimentos envolventes e vá adicionando pouco a pouco a água fria.

Como fazer pasta de sal para trabalhos manuais - Passo 1
2

Continue mexendo até que a pasta de sal não fique agarrada às paredes do recipiente. Este tipo de material é perfeito para que as crianças façam todo o tipo de figuras em casa. Pode adicionar corantes para conseguir efeitos mais divertidos.

3

Coloque um pouco de farinha em cima da tábua de madeira, depois pegue na massa do recipiente e coloque em cima da tábua de madeira para começar a trabalhar nela.

Como fazer pasta de sal para trabalhos manuais - Passo 3
4

Amasse a massa de pasta de sal durante 10 minutos até que esta fique macia, elástica e quente ao toque.

5

Coloque a massa de pasta de sal dentro de um saco de plástico durante 1 hora para que fique com a consistência adequada.

6

Passado este tempo, retire a massa da bolsa de plástico e já terá a sua pasta de sal pronta para ser moldada e cortada para o trabalho manual que quiser. Lembre-se que uma vez terminada a figura, deverá levá-la ao forno para endurecer e poder pintá-la.

Como fazer pasta de sal para trabalhos manuais - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer pasta de sal para trabalhos manuais, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Conselhos

  • Se colocar demasiada água a massa poderá ficar demasiado pegajosa e difícil de moldar. Utilize farinha que não seja farinha integral. Pode guardar a massa de pasta de sal num recipiente hermético ou num saco de plástico na geladeira durante uma semana. Quando retirar a massa da geladeira, volte a amassá-la durante alguns minutos para que se torne novamente elástica, quente e maleável.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Felicidade Raimundo
Muito bom
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Felicidade, que bom que gostou! Muito obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
1 de 4
Como fazer pasta de sal para trabalhos manuais