Trabalhos manuais para o seu filho

Como fazer planetas com isopor

Como fazer planetas com isopor

Decorar um quarto infantil pode ser uma tarefa muito divertida, sobretudo se quem o fizerem forem os seus próprios filhos. Inventando uma constelação de planetas pendurados no teto em diferentes alturas, você vai conseguir dar fantasia ao quarto tanto de dia como de noite. Além disso, se você aprender a fazer planetas com isopor, poderá surpreender com um presente original quando for convidada para uma festa de aniversário.Foto: Mónica Lou

Também lhe pode interessar: Como fazer cola caseira com maizena

Passos a seguir:

1

Compre esferas de isopor de diferentes tamanhos. Você pode encontrá-las em casas de material de ferragens, lojas de bricolagem e comércios de materiais de construção. O isopor ou poliestireno expandido é ideal para esta prática por sua leveza. Lembre-se que ao aplicar o gesso aumentaremos o peso do planeta.

2

Coloque um gancho na bola de isopor para poder pendurar um fio de pesca. Você pode usar um aro de metal e enroscá-lo ou abrir um clipe ou dobrar um pedaço pequeno de arame em forma de "U" alongada e enfiá-lo bem fundo na esfera.

3

Pendure o planeta para trabalhar mais comodamente. Escolha um fio de pesca (fio de nylon) forte.

4

Prepare um recipiente com água e corte tiras de bandagem de gesso de uns 5 cm de largura. Você vai encontrar a bandagem em lojas de bricolagem e farmácias. Também pode utilizar gesso em pó, mas é melhor trabalhar com ele bem espesso.

5

Vá molhando as tiras na água e coloque-as sobre o isopor, de modo a que se adaptem e vão cobrindo toda a superfície.

6

Não alise a bandagem completamente. Deixe ela enrugar para criar um efeito de terreno irregular. Levante a bandagem com as gemas dos dedos para criar crateras.

7

Uma camada de bandagens é suficiente. Não exagere ou seu planeta ficará pesando demais.

8

Deixe-o secar completamente. Espere pelo menos 4 horas para que a bandagem tenha perdido toda a umidade.

9

Escolha uma cor para seu planeta e pinte-o com um pincel médio criando degradê. Gire-o enquanto vai pintando, assim você imprimirá nele a sensação de rotação planetária.

10

Acrescente branco à mistura para conseguir tons mais claros e dar um efeito de atmosfera e luminosidade.

11

Opcionalmente você pode dar uns toques com tinta fosforescente para que seu planeta brilhe na escuridão. Lembre-se que este tipo de tinta funciona melhor sobre uma base branca.

12

Se você fez vários planetas, pendure-os em diferentes alturas. Quando você apagar a luz vai achar que está no meio da galáxia!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer planetas com isopor, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Conselhos

  • Você pode finalizar a decoração colando estrelinhas fosforescentes no teto.
  • Você também pode acrescentar um anel à volta do planeta recortando-o em papelão e fixando-o com arame no isopor.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Kenia Kelly Alves Soares
Quero ideias para fazer os planetas com bolas de isopor.
eraldo silva
e os anéis de saturno como fazer?????
Como fazer planetas com isopor