Outros projetos de costura

Como fazer um tapete para brincar

Ana Caseiro
Por Ana Caseiro. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer um tapete para brincar
Imagem: mulher.uol.com.br

É muito importante que as crianças tenham um local próprio para brincar, onde possam estar à vontade com todos seus brinquedos. É tranquilizante para a criança saber que tem espaços destinados às mais diversas situações, e saber qual o espaço que deverá ocupar para determinada tarefa.

Neste sentido, esse "espaço" deverá estar adequado à criança, respeitando a sua segurança e comodidade. Uma ótima opção é um tapete de brincar, onde a criança coloca os seus brinquedos e se mantém entretida num mesmo espaço.

Nesse artigo de umComo.com.br vamos ensinar-lhe como fazer um tapete para brincar.

Vai precisar de:

  • Máquina de Costura / Agulha e linha
  • Tecido / retalhos de tecido
  • Tecido almofadado
  • Tecido neutro para a parte de fora
  • Fita métrica
  • Bonecos / Figuras decorativas
Também lhe pode interessar: Como fazer tapete de barbante

Passos a seguir:

1

Escolha um tecido bem bonito para fazer o seu tapete ou, em alternativa, escolha vários retalhos. Opte por cores alegres mas suaves e, se gostar, alguns bonecos ou figuras infantis. Escolha também um tecido para a parte de trás do tapete.

Corte o tecido com o tamanho que pretender e corte também tecido almofadado com as mesmas medidas.

2

Se quiser acrescentar bonecos ao seu tecido, ou retalhos coloridos, coza no tecido escolhido para a parte de cima do tapete.

Uma outra opção é colocar texturas diferentes ao longo do tapete, para que a criança tenha uma experiência sensorial rica (algodão, flanela, cetim, sarja, etc.).

3

Por fim, una os três tecidos (o tecido da parte superior, o almofadado e o tecido da parte de baixo) e cosa-os. Poderá cozer com máquina de costura ou à mão, ainda que esta opção seja bem mais trabalhosa.

4

Se quiser poderá fazer linhas de marcação no tapete, para delinear espaços que, ao mesmo tempo, servem de linha de dobra no tapete.

Para tal, meça o tapete com uma fita métrica, ou simplesmente dobre e marque, e o divida em 4. Com a máquina de costura pesponte as 2 linhas marcadoras, 1 vertical, ao centro, e uma horizontal, ao centro também.

5

O seu tapete está pronto, agora só precisa lavar bem e passar a ferro, para que o tecido fique livre de qualquer produto nocivo à criança!

Coloque lá alguns brinquedos e ensine a criança que aquele será o seu novo lugar de brincadeira, ela vai adorar!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um tapete para brincar, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: mulher.uol.com.br
Como fazer um tapete para brincar