Outros Trabalhos manuais de materiais reciclados

Como fazer velas com tampas de garrafa

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer velas com tampas de garrafa

A reciclagem e reutilização de objetos que normalmente jogaríamos fora está cada vez mais na moda. As velas são sempre um elemento que gostamos ter em casa, seja para decorar ou para deixar um cheirinho bem gostoso na casa. Fazer velas em casa é mais simples do que você pensa e, uma das formas que você tem de as fazer é utilizando tampas de garrafas recicladas. Se ficou com interesse neste artesanato, então continue lendo este artigo de umComo e aprenda conosco como fazer velas com tampas de garrafas.

Também lhe pode interessar: Como fazer porta velas com latas

Passos a seguir:

1

Para fazer velas com tampas de garrafas você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Cera para velas ou parafina;
  • 1 embalagem de pavios;
  • Tampas de garrafas.

Existem algumas tampinhas de garrafas que têm uma borrachinha na parte interior, se for o seu caso, certifique-se de tirar estas borrachas e lavar todas as tampas bem com água morna e sabão.

2

Comece por alinhar as tampas prontas para colocar a cera. Tente selecionar apenas as tampas que não estejam danificadas. Se a tampa estiver rachada ou torcida, não a use para este projeto, já que a cera pode derramar para os lados.

Como fazer velas com tampas de garrafa - Passo 2
3

Coloque um pavio no centro de cada tampa de garrafa. Queime um pouco de cera e deixe cair uma gota no centro da tampa para grudar o pavio.

Como fazer velas com tampas de garrafa - Passo 3
4

Coloque a cera em uma panela pequena ou lata.

Como fazer velas com tampas de garrafa - Passo 4
5

Encha outra panela maior com água até ao topo. Confirme se a lata menor com cera cabe dentro da panela maior, com espaço suficiente e que sobre. Leve a água a ferver e depois coloque a lata com a cera no interior da panela maior. Deixe que a cera derreta lentamente até que seja de consistência líquida.

Como fazer velas com tampas de garrafa - Passo 5
6

Verta a cera derretida nas tampas das garrafas. Encha cada tampa até à parte superior. É bom que alguém ajude você a segurar o pavio em posição vertical enquanto coloca a cera. Pode fazê-lo sozinho, mas com uma mão amiga é mais fácil.

Como fazer velas com tampas de garrafa - Passo 6
7

Permita que a cera endureça durante várias horas. Apesar da cera solidificar rapidamente, não mexa as velas até que esfriem completamente. Recorte o pavio no comprimento desejado antes de usar a vela. Um pavio muito grande pode criar uma chama maior do que o necessário. E se o pavio for muito curto, pode criar um buraco no centro da vela. E já tem as suas velas feitas com tampas de garrafas!

Como fazer velas com tampas de garrafa - Passo 7
8

Se gostou deste trabalho manual, então não perca estes artigos com ideias bem interessantes para fazer velas para decorar a sua casa:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer velas com tampas de garrafa, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 7
Como fazer velas com tampas de garrafa