Pintar cerâmica

Como pintar cerâmica

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como pintar cerâmica

A pintura é uma forma criativa de fazer com que os seus projetos pessoais de cerâmica sejam únicos. Siga estes conselhos para pintar cerâmica e obter resultados fantásticos. Assim, basta escolher o desenho que deseja criar e escolher as cores a serem usadas. É muito simples, basta seguir as recomendações que explicamos neste artigo de umComo sobre como pintar cerâmica.

Também lhe pode interessar: Como pintar um gradiente
Passos a seguir:
1

Limpe o objeto de cerâmica. Isto é muito importante para a pintura aderir corretamente ao objeto. Raspe suavemente até embaixo em todas as linhas. Estas linhas são criadas pelo molde utilizado para fazer o seu objeto de cerâmica. Use uma esponja para apagar as linhas e limpar a superfície. Umedeça a esponja e escorra por completo, para a água poder voltar a deixar o seu artesanato de cerâmica novamente flexível.

2

Selecione as cores da pintura que serão utilizadas, e uma variedade de pincéis dependendo de como deseja decorar a sua cerâmica. A pintura para cerâmica é esmalte acrílico, normalmente vendido em garrafas nas lojas de artesanato. Se pretende criar uma peça estampada ou pintar uma área menor, uma ou duas garrafas será suficiente. Se pintar uma cerâmica maior ou pretende utilizar apenas uma cor, serão necessárias de três a cinco garrafas.

3

São recomendadas três mãos de pintura para se obter a cor desejada. É provável que apenas uma mão de tinta não confira a cor desejada. Utilize diferentes pincéis para diferentes técnicas. Certifique-se de que as bordas das cerdas são retas e uniformes. Para as superfícies mais amplas, pode ser utilizada uma escova. Para pintar desenhos específicos, o melhor é utilizar um pincel fino.

4

Use a pintura mais clara em primeiro lugar, se pretende fazer sobreposição de cores. A pintura de cores escuras sobressai sobre as mais claras e é utilizada em primeiro lugar. Caso deseje, pode utilizar moldes. Mantenha-os no lugar com a mão ou com fita adesiva antes de pintar. Também pode ser usada fita adesiva para pintar linhas retas sobre a cerâmica. Coloque a fita, pinte a linha sobre a borda e retire a fita.

5

Experimente usar formas imaginárias para pintar cerâmica. Utilize diferentes objetos para criar efeitos especiais. Por exemplo, você pode utilizar uma esponja para fazer manchas de cor. Ao invés de fazer com que o pincel toque a superfície da cerâmica, crie um efeito de salpicos de pintura em algumas áreas da cerâmica.

6

Depois de pintar a sua peça em cerâmica, deverá deixá-la secar em um local seguro durante, pelo menos, 24 horas. Após este tempo, deverá assar no forno pré-aquecido de acordo com as indicações do fabricante da tinta. Se você pintar peças como pratos e depois os utilizar, considere lavar sempre à mão desta forma prolongará a vida do seu prato com a pintura de cerâmica, para além de ajudar a que o desenho permaneça nele por mais tempo.

Caso você tenha decidido pintar a sua peça com tintas que não seja necessário ir ao forno ou com canetas para decorar a peça, então você poderá utilizá-la logo que a tinta secar.

7

Se gostou deste artigo, aproveite e aprenda também como pintar com tinta acrílica.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pintar cerâmica, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Kelle gardenia
Essa recomendaçao pode ser usada em uma cuba para banheiro? Comprei uma quw marrom por fora, mas quero preto e nao encontrei.
Como pintar cerâmica