Outros Trabalhos manuais de materiais reciclados

Como reaproveitar garrafas na decoração

Como reaproveitar garrafas na decoração
Imagem: fuzuedasartes.blogspot.com

Sejam de vidro ou pet, as garrafas são um tipo de material excelente e multifuncional para reutilizar e fazer diversas (e lindas) peças decorativas. Além de econômico, seu uso contribui com a preservação do meio ambiente e deixa os espaços da sua casa, empresa ou até em uma festa com uma cara nova e mais alegre. Veja, abaixo, as diversas formas apresentadas pelo umComo.com.br para criar enfeites belos e úteis, e como reaproveitar garrafas na decoração de maneira prática, versátil e barata.

Vai precisar de:

  • Garrafas de vidro e pet
  • Barbante + fio de náilon
  • Cola quente
  • Corda de varal ou arame
  • Cúpula + bocal para abajur com fio e plugue embutidos
  • Estilete
  • Ferro de solda + verniz vitral
  • Arruelas
  • Pisca-piscas coloridos ou brancos
  • Tesoura
Também lhe pode interessar: Como reaproveitar roupas velhas

Passos a seguir:

1

Vasos são os artigos de decoração mais criados com garrafas de vidro. Muito fáceis de fazer, dão um efeito gracioso aos ambientes e combinam com qualquer tipo de flor, tanto natural quanto artificial. Os vasos podem ter cores, tamanhos e estilos variados, e ser pintados com tinta esmalte à base de óleo (do lado de dentro da garrafa), decorados com tecidos ou barbantes coloridos colados ao redor. Você ainda tem a opção de deixar as garrafas com o rótulo, para dar um charme ou contar a história do objeto, ou sem ele, para combinar mais facilmente com os outros adereços do lugar. Pode, também, pendurá-las na parede ou no teto, com cordinhas ou correntes finas.

Fotos: luliscabral.wordpress.com, lunender.com.br, jardimdocoracao.com.br e labdecor.blogspot.com

Como reaproveitar garrafas na decoração - Passo 1
2

Abajures também ficam ótimos quando feitos com garrafas de vidro reaproveitadas, que são aplicadas como suporte para a cúpula. Escolha o tipo de garrafa que utilizará, compre um bocal para abajur (sua medida deve ser correspondente à medida do diâmetro do gargalo) com fio, plugue e interruptor próprios, e faça um furo na parte de trás da garrafa para dar espaço à saída do fio.

Fotos: souphyna.com.br, catracalivre.com.br, elisangelainteriores.blogspot.com e jardimdocoracao.com.br

Como reaproveitar garrafas na decoração - Passo 2
3

Luminárias são outra opção de decoração com garrafas de vidro – de preferência transparentes ou com cores translúcidas – e podem ser usadas, inclusive, como enfeites de Natal. Basta fazer um furo por trás da garrafa e inserir luzinhas natalinas (também conhecidas como pisca-piscas) dentro do recipiente. Se as luzes forem brancas refletirão a cor do vidro e darão um resultado incrível; se coloridas, ficarão meigas e lúdicas. Dica: com tampa a garrafa-luminária fica ainda mais bonita!

Fotos: almocodesexta.com.br, jardimdocoracao.com.br, surfpaulista.com.br e infohoje.com.br

Como reaproveitar garrafas na decoração - Passo 3
4

Hortas ou jardins verticais são feitos com garrafas pet, que ficam bem charmosas e são práticas quando penduradas na parede, principalmente se o local onde você quer decorar não tiver muito espaço. Para fazê-los, você deve cortar as garrafas igualmente e fazer dois furos de cada lado da abertura feita (dois superiores e dois inferiores). Passe um cordão ou arame por estes furos e não se esqueça de fazer pequenos furinhos no fundo das garrafas para o escoamento de água. Na parte de baixo da abertura da garrafa (considere-a na horizontal), faça um nó de cada lado (no caso do cordão) ou amarre uma arruela em cada fio para que sustentem a peça e ela não escape (no caso do arame). Quando as garrafas estiverem bem fixas e alinhadas, coloque a terra e as sementes, regando conforme a necessidade da planta/flor.

Fotos: rosenbaum.com.br e trabalhomanual.com.br

Como reaproveitar garrafas na decoração - Passo 4
5

Flores para mural de fotos e recados feitas com garrafas pet são, além de úteis e delicadas, peças-curinga do design de uma casa ou escritório. Para fazê-las, lave e seque bem duas garrafas pet brancas de dois litros. Fure o fundo de cada uma com um estilete e corte por completo. Arredonde os “gomos” do fundo com uma tesoura fazendo com que formem pétalas. Encoste suavemente, por alguns segundos, cada “pétala” na chama de uma vela ou do fogão para que se forme um bico. Pinte o lado externo da peça com uma camada de verniz vitral e a peça toda com a cor que preferir (de preferência uma flor de cada cor); deixe secar por cerca de uma hora. Faça um pequeno furo no meio de cada flor com um ferro de solda. Em outra garrafa pet, desenhe moldes de flores menores, riscando três vezes. Corte as florzinhas no risco e passe-as ligeiramente pela chama, arredondando suas bordas. Pinte as estas flores com uma camada de verniz vitral marrom e espere que sequem por uma hora. Faça um furo no centro de cada uma com o ferro de solda, corte aproximadamente 30 cm de fio de náilon, passe as duas pontas por dentro de uma miçanga, pelo furo da flor menor, pelo furo da flor maior e pelo mural (preferencialmente de algum material macio, como juta); sempre de dentro para fora. Dê um nó bem forte e corte o restante do fio.

Como reaproveitar garrafas na decoração - Passo 5
Imagem: portaldeartesanato.com.br
6

Decorar com garrafas pet permite extravasar suas ideias, pois possibilita criar uma infinidade de peças. O umComo.com.br ensina como este tipo de material também pode ser usado para fazer taças, luminárias, braceletes, castiçais, pufes e muito mais.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como reaproveitar garrafas na decoração, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Conselhos

  • Se você quiser dar outro efeito às peças de decoração com garrafas de vidro pode substituí-las pelas pet.
  • As rolhas das garrafas de vidro podem ser reaproveitadas, basta colocar várias delas dentro das garrafas; se quiser, pode misturar outros materiais a elas, como flores secas, velas, miçangas etc. Ficam muito charmosas! As tampinhas das garrafas pet também são super úteis, como peças para criar um quadro, por exemplo.
  • Para cortar as garrafas de vidro o mais seguro é que elas sejam levadas a um vidraceiro, ele é o profissional ideal e tem as técnicas e materiais necessários. O serviço é rápido e barato.
  • Nos abajures, opte pelas lâmpadas fluorescentes, que são econômicas e reduzem consideravelmente o gasto de energia.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Neuza Cruz
Ideias maravilhosas, adorei os trabalhos, parabéns.
Imagem: fuzuedasartes.blogspot.com
Imagem: portaldeartesanato.com.br
1 de 6
Como reaproveitar garrafas na decoração