Derreter e moldar sabão

Como reciclar sabão

Como reciclar sabão

O sabão é um dos materiais mais fáceis de reutilizar. Utiliza-se muito e se não sabe o que fazer com os restos, leia atentamente o seguinte artigo. Em umComo.com.br explicamos a você como reciclar sabão. Propomos a você diversas formas de reutilizar o sabão para poluir menos e ajudar à sustentabilidade do meio ambiente. Tome nota destes simples truques e adote a cultura ecológica. Você poderá aproveitar tudo!

Também lhe pode interessar: Como fazer sabão líquido

Índice

  1. Reciclar sabão: sólido
  2. Reciclar sabão: líquido
  3. Reciclar sabão: esfoliante
  4. Reciclar sabão: com meia-calça

Reciclar sabão: sólido

Com o sabão velho e usado, recomendamos fazer sabão novo. Este truque tradicional ajudará você a reutilizar o seu sabão de forma eficaz. Reúna todos os restos de sabão sólido que tiver, e coloque-os dentro de um recipiente em fogo lento. Quando tiverem derretido, coloque o líquido em uma forma e deixe esfriar. Desta forma rápida e simples voltará a ter uma barra de sabão pronta para usar.

Como reciclar sabão - Reciclar sabão: sólido

Reciclar sabão: líquido

Outro truque ideal para reciclar sabão é fazer sabão líquido. Coloque uma panela com água no fogo e rale as barras de sabão que tiver em casa. Quando a água começar a ferver, jogue o sabão ralado e adicione um pouco de glicerina. Se vir que a mistura fica espessa, adicione mais água; lembre-se que queremos conseguir sabão líquido. Retire a mistura, e deixe esfriar em alguma garrafa. Pronto!

Como reciclar sabão - Reciclar sabão: líquido

Reciclar sabão: esfoliante

Com restos de sabão podemos criar um produto esfoliante natural de qualidade que poderá utilizar em seu banho. Para isso precisará de sabão, aveia, uma esponja natural e água. Coloque uma panela no fogo para desfazer o sabão. Aconselhamos você que o coloque ralado, pois deste modo se derreterá com maior facilidade. Adicione, também, uma colher de aveia e um pouco de água. Mexa a mistura, coloque em um molde e deixe esfriar. E pronto! Uma vez frio, já poderá usar o seu sabão com uma esponja vegetal para que o seu efeito esfoliante seja muito melhor. Deixará a sua pele como nova.

Como reciclar sabão - Reciclar sabão: esfoliante

Reciclar sabão: com meia-calça

As meias-calças, além de protegerem e deixarem as nossas pernas mais bonitas, têm múltiplos usos dentro de casa. Nesta ocasião, servirão para reciclar sabão. Corte a meia-calça pela ponta de maneira a que fique com uma forma de saquinho. Introduza os restos de sabão que tenham sobrado até encher o saco até a metade de sua totalidade. Depois amarre a meia-calça pela parte superior. E banho! Esta é uma boa forma de conservar o sabão e reutilizá-lo em seu banho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como reciclar sabão, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Rosange Vieira Medeiros
Parabéns, tudo muito lindo, dicas maravilhosas, eu gostaria de ajuda, eu fiz sabonete de castela, mas não deu certo, eu bati na batedeira e virou um suspiro, então eu joguei na panela pra derreter, só que a burra aqui, raspou as bordas da panela e caiu pedaços e depois de seco ficou hororoso, o que faço, obrigado
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Rosange! Nunca tivemos esse problema, acredito que você vai ter de começar de novo.
A sua avaliação:
ELENIR CARO HENRIQUES
cortar a meia calça pela ponta? que ponta? dos pés? onde? da p mandar a foto p eu divulgar? obgd
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Elenir! O que você deve fazer é cortar uma das pernas da meia calça, de maneira a ficar com uma espécie de bolsa. Espero que tenha ajudado! Obrigada pelo seu comentário :)
1 de 4
Como reciclar sabão