Outros Trabalhos manuais de materiais reciclados

Como reutilizar rolos de papel

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 5 julho 2019
Como reutilizar rolos de papel
Imagem: rosangelaprendizagem.blogspot.pt

Os rolos de papel são um material muito versátil com que podemos criar vários objetos interessantes, de função prática ou simplesmente decorativa. Neste artigo umComo.com.br apresentamos-lhe ideias de como reutilizar rolos de papel, para que você consiga reproduzir bonitas peças de artesanato gastando o mínimo de dinheiro e reciclando algo que, de outra forma, iria imediatamente para o lixo. Continue lendo e se surpreenda com as possibilidades!

Passos a seguir:

1

Molduras. Já imaginou que vários rolos de papel podem se converter em uma bonita moldura para espelho, como a da imagem ao lado? E é muito simples: corte os rolos de papel na horizontal de forma a obter várias argolas ovaladas, cole as argolas juntas formando círculos, una os círculos deixando um espaço para colocar o espelho no centro, pinte da cor que desejar e encaixe o espelho na moldura.

Como reutilizar rolos de papel - Passo 1
Imagem: cacareco.net
2

Escultura de parede. De forma semelhante à dica anterior você pode converter vários rolos de papel em uma interessante escultura para decorar uma parede. Para isso basta cortar os rolos de papel na horizontal de forma a obter várias argolas ovaladas, colá-las umas às outras e pintar! Se quiser variar um pouco na forma jogue com as argolas, formando flores e colocando-as em posições diferentes.

Como reutilizar rolos de papel - Passo 2
Imagem: planetadecoracao.blogspot.pt
3

Vasos de plantas. Os rolos de papel se revelam uma alternativa ecológica e biodegradável de vasos para germinar sementes, como mostramos na imagem ao lado. Para isso basta que dobre para dentro uma das extremidades do rolo, de forma a fechá-lo, depois insira no interior o substrato pretendido, bem como as sementes, e coloque os vasos em um recipiente de plástico!

Como reutilizar rolos de papel - Passo 3
Imagem: aloterra.com.br
4

Porta guardanapos. Em dias de festa fica sempre bem usar um porta guardanapos, pormenor que confere alguma sofisticação ao momento e à mesa. Para conseguir esse acessório você pode usar rolos de papel decorados da forma que mais gostar (pintados, com papel contact, com tecido, etc). Veja como fazer um porta guardanapos com rolos de papel higiênico, uma excelente atividade também para crianças!

Como reutilizar rolos de papel - Passo 4
Imagem: dicaspaisefilhos.com.br
5

Castelo. Falando em crianças, os rolos de papel podem se revelar bem divertidos para seus filhos ou alunos, ao verem que é possível montar castelos e palácios com eles, como os da imagem ao lado. Para isso basta que corte os rolos de papel nas medidas e formas pretendidas, os una para formar esses edifícios e os decore de acordo com o tema.

Como reutilizar rolos de papel - Passo 5
Imagem: decoreacao.wordpress.com
6

Caixa presente. Você precisa de uma caixa presente de imediato sem gastar dinheiro? Um simples rolo de papel pode ser sua salvação! Para isso faça como no tutorial ao lado: achate o rolo, dobre uma das extremidades para dentro (poderá ser necessário usar cola para as manter juntas), insira o conteúdo, dobra a outra extremidade para dentro, sele a embalagem com uma fita bonita amarrada em laço e cole um adesivo temático.

Como reutilizar rolos de papel - Passo 6
Imagem: usefuldiy.com
7

Organizador. Mantenha enrolados e arrumados cabos e fios como os de carregadores de computador e extensões elétricas com a ajuda de um rolo de papel, ao inseri-los seu interior deste; faça o mesmo com revistas e veja como, de forma muito simples e econômica, você consegue manter sua área de trabalho em ordem!

Como reutilizar rolos de papel - Passo 7
Imagem: artesanatoehumordemulher.wordpress.com
8

Flores. E que tal umas florzinhas feitas de rolo de papel para decorar as paredes de um quarto de menina? Este artesanato é tão simples que você ficará se questionando como não pensou nisso antes! Recorte o rolo de papel de forma a abri-lo e desenhe nele uma forma simples de flor, com quatro ou cinco pétalas, recorte a flor, pinte e fixe-a à parece com uma gota de cola quente.

Como reutilizar rolos de papel - Passo 8
Imagem: viladoartesao.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como reutilizar rolos de papel, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Conselhos

  • Acumule vários rolos de papel ao longo dos meses para conseguir fazer os trabalhos de artesanato que apresentamos acima!
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: rosangelaprendizagem.blogspot.pt
Imagem: cacareco.net
Imagem: planetadecoracao.blogspot.pt
Imagem: aloterra.com.br
Imagem: dicaspaisefilhos.com.br
Imagem: decoreacao.wordpress.com
Imagem: usefuldiy.com
Imagem: artesanatoehumordemulher.wordpress.com
Imagem: viladoartesao.com.br
1 de 9
Como reutilizar rolos de papel