Construir uma escultura

Como trabalhar com fibra de vidro

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como trabalhar com fibra de vidro
Imagem: blog.modernica.net

A fibra de vidro, ou fiberglass em inglês, é um compósito constituído pela junção de pequenos filamentos flexíveis de vidro envolvidos normalmente em resina de poliéster insaturada. O resultado é um material leve, resistente, que não enferruja e pode ser moldado de forma a dar origem a peças de diferentes dimensões e com variadas formas, desde piscinas, a placas para montagem de circuitos elétricos, passando por carroçaria de automóveis, cascos de barcos, pranchas de surf, etc. Para trabalhar este material são necessários alguns cuidados, e para que você aprenda como trabalhar com fibra de vidro de forma segura e obtendo bons resultados, preparámos este artigo umComo.com.br. Continue lendo!

Vai precisar de:

  • Equipamento de proteção individual (EPI)
  • Pano ou tapete de fibra de vidro
  • Resina de poliéster ou de epóxi
  • Produto catalizador
  • Molde (opcional)
  • Pincéis e trincha
Também lhe pode interessar: Como fazer artesanato com bambu

Passos a seguir:

1

Para trabalhar fibra de vidro você deverá reunir certas ferramentas. São eles uma lixadeira na faixa de 6 polegadas e uma outra mais pequena com disco de diamante para corte ou de fibra.

2

Se pretender fazer remendos na fibra de vidro, também será útil ter um tapete de fibra de vidro (indicado para superfícies irregulares) ou pano de fibra de vidro (que é mais resistente que o anterior), resina de poliéster ou de epóxi para unir o material e produto catalizador. Se preferir, procure um kit de reparo, como o da Aerojet.

Como trabalhar com fibra de vidro - Passo 2
Imagem: fibranauticabelem.blogspot.pt
3

Também irá precisar de pincéis ou trinchas para trabalhar a fibra. Nesse caso use os de faixa de 2 a 4 polegadas de largura.

4

Para produzir uma peça inteira em fibra de vidro, você irá precisar de um molde, em madeira, alumínio, borracha de silicone ou ainda fibra de vidro para peças de dimensões grandes.

Como trabalhar com fibra de vidro - Passo 4
Imagem: ojalafilms.com
5

Dado que a fibra de vidro pode irritar os olhos, a garganta e causar coceira na pele e devido às suas micropartículas, e os produtos utilizados podem causar dor de cabeça e indisposição, é necessário usar equipamento de proteção individual (EPI) no manuseio deste produto.

6

Desta forma proteja-se usando um fato impermeável que cubra todo o corpo (como um macacão de borracha) ou roupa velha que possa descartar, óculos de projeção, máscara de pó e luvas de borracha ou látex grossa. Sublinhamos que é muito importante cobrir toda a pele do corpo, de forma a evitar irritação.

Como trabalhar com fibra de vidro - Passo 6
Imagem: caepi.com.br
7

Procure trabalhar a fibra de vidro em um lugar arejado mas sem vento, sem luz solar direta (ex.: em uma cave com janelas e portas abertas) e sem crianças ou animais por perto, como medida de prevenção e segurança.

8

Enquanto trabalha com fibra de vidro não coma nem beba, pois corre o risco de ingerir as micropartículas que dela fazem parte, e mantenha este material longe do fogo pois alguns materiais utilizados na fabricação dele são corrosivos e inflamáveis.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como trabalhar com fibra de vidro, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Conselhos

  • Encontre folhetos informativos de como trabalhar fibra de vidro em empresas que trabalham com esse material.
  • Depois de finalizar o trabalho coma fibra de vidro, descarte os equipamentos de segurança utilizados (com exceção do fato impermeáveis).
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Marcos Altair Rosário
Vocês tem mais material de informação sobre como manuais de laminação obrigado pela atenção
Fernando brito
se trabalharmos comas mãos nuas, que riscos corra para minha saúde?
ROSEMIRO MARQUES
QUAL tempo de cura depois aplicado? qual a proporção de produto com o outro, ou seja a quantidade de resina e a quantidade de catalisador? Se trabalhar com estes materiais ao sol o pode acontecer? Por não conhecer os produtos com os quais se trabalha, usei resina e catalisador em proporção desconhecida e logo fiquei com a vasilha cheia de borracha. qual o tempo de uso e aplicação? Muio bom artigo, vale a pena ler e usar. Muito obrigado, Em tempo, se pega na pele, água e sabão resolvem?
wesley
gostaria de construir um caiaque,portanto se possível precisaria saber quantidade de tecido,resina e catalizador e de outros produtos que sei serem necessários para um trabalho seguro e de qualidade. desde já,obrigado!
Imagem: blog.modernica.net
Imagem: fibranauticabelem.blogspot.pt
Imagem: ojalafilms.com
Imagem: caepi.com.br
1 de 4
Como trabalhar com fibra de vidro