Outros Trabalhos manuais de materiais reciclados

Como transferir imagens para madeira

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como transferir imagens para madeira
Imagem: vidaloucadecasada.com.br

Se você gosta de fazer os seus próprios elementos de decoração, então com certeza que vai adorar esta ideia. Sabe aqueles objetos ou móveis de madeira que têm fotografias que foram transferidas para a sua superfície? É isso mesmo que lhe vou ensinar a fazer neste artigo de umComo. Esta é uma ótima forma de personalizar um simples pedaço de madeira e transformá-lo em um lindo objeto decorativo, que até pode presentear a alguém. Ficou curioso? Então continue conosco e aprenda como transferir imagens para madeira.

Também lhe pode interessar: Como reutilizar caixotes de madeira

Passos a seguir:

1

Então primeiro que tudo, você deverá reunir os materiais necessários para transferir uma imagem para madeira:

  • Pedaço(s) de madeira, é aconselhável que ela seja lisa para facilitar o trabalho;
  • Cola para decoupage;
  • Lixa fina, grão 320 é suficiente;
  • Verniz spray;
  • Pano umedecido;
  • Papel com impressão a laser;
  • Rolo de pintura e tinta da cor que desejar (opcional).
2

Para fazer este artesanato você pode utilizar um ou mais pedaços de madeira, dependendo da imagem que você pretender transferir para a madeira. Pode até transferir a imagem para um objeto de madeira como um guarda-jóias. Use a sua imaginação e aproveite para reaproveitar pedaços de madeira que possa ter por casa guardados.

Como transferir imagens para madeira - Passo 2
Imagem: empoeirados.com.br
3

O primeiro passo para transferir imagens para madeira, embora não seja obrigatório, é pintar a madeira da cor que desejar. Este passo pode ser interessante quando a imagem não ocupa toda a superfície da madeira ou se, ao invés de uma imagem, você estiver pensando em transferir letras criando uma palavra. Uma dica na hora de pintar a superfície da madeira é utilizar um rolo velhinho e não fazer muita pressão com o mesmo, vai ver como fica um efeito bem legal.

Como transferir imagens para madeira - Passo 3
Imagem: receitasedicasrapidas.com.br
4

Quanto à imagem a utilizar, ela pode ser o que você quiser desejar, desde uma fotografia, desenho de criança ou até uma palavra, faça uma pesquisa na web e se inspire. Pode até criar uma palavra com vários pedaços de madeira, em que em cada um tem uma letra da mesma. O importante é que esta imagem seja impressa numa impressora a laser, caso não tenha uma em casa dirija-se a uma papelaria ou outro local que lhe faça o trabalho. Outra coisa que você não se pode esquecer é que você deve imprimir a imagem espelhada, pois quando você for aplicar na madeira a parte impressa vai ficar virada para baixo.

5

De seguida, passe a cola para decoupage com um pincel sobre toda a superfície de madeira. Cole o papel com a imagem virada para baixo e certifique-se que fica sem bolhas, para evitar isso pode utilizar uma régua ou um cartão. Agora deve deixar secar a cola por pelo menos 4 horas.

Como transferir imagens para madeira - Passo 5
Imagem: pinterest.com
6

Após esse tempo, umedeça um pano e passe sobre toda a superfície da imagem delicadamente. Você vai ver que o papel vai começar a ficar transparente e é nesta altura que você deverá passar os dedos por cima, de forma a retirar o excesso de papel ficando apenas a imagem.

Como transferir imagens para madeira - Passo 6
Imagem: comentarium.com.br
7

Não se preocupe se a imagem ficar meio esbranquiçada, depois ao aplicar o verniz isso fica resolvido. Agora pegue na lixa fina e lixe com muito cuidado, de maneira a eliminar possíveis rugosidades que possam ter ficado.

Como transferir imagens para madeira - Passo 7
Imagem: podernasmaos-podernasmaos.blogspot.pt
8

Agora é só dar uma camada de verniz e deixar secar bem. Na hora de aplicar o verniz, lembre-se de o fazer em uma zona da casa ventilada e coloque sempre jornais velhos ou papelão por baixo dos pedaços de madeira para não manchar a superfície. E pronto, já tem o seu artesanato feito! Agora que já sabe transferir uma imagem para madeira, é só dar asas à sua imaginação e personalizar os seus móveis, objetos de madeira ou criar quadros bem legais.

Como transferir imagens para madeira - Passo 8
Imagem: hometalk.com
9

Se gostou deste artigo, então não perca estes com mais ideais de artesanato para decorar a sua casa:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como transferir imagens para madeira, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: vidaloucadecasada.com.br
Imagem: empoeirados.com.br
Imagem: receitasedicasrapidas.com.br
Imagem: pinterest.com
Imagem: comentarium.com.br
Imagem: podernasmaos-podernasmaos.blogspot.pt
Imagem: hometalk.com
1 de 7
Como transferir imagens para madeira