Aprender a Desenhar passo a passo

Como usar um esfuminho

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como usar um esfuminho

Um esfuminho é um rolo de papel ligeiramente poroso que acaba em ponta em ambas as extremidades, e que é usado para esfumar o carvão, os pastéis, etc. Se você for amador das belas artes e dos trabalhos manuais, terá de aprender a usar um esfuminho para suavizar e espalhar os traços e para fazer degradês. Chegará um momento em que você utilizará esta grande ferramenta como se fosse um lápis.Imagem: Mónica Lou

Também lhe pode interessar: Como fazer um frottage
Passos a seguir:
1

Além do esfuminho você pode utilizar os dedos, ainda que deva ter cuidado porque os dedos contêm sempre um pouco de oleosidade e não lhe permitem trabalhar sobre grandes superfícies. Esteja certo de ter as mãos limpas e secas e use-as apenas para esfumar pequenas nuances.

2

Você também pode utilizar panos de algodão, quanto mais velhos melhor. Recupere lençóis gastos da casa dos seus pais e faça panos.

3

Utilize um esfuminho para cada cor. Se você mantiver as duas pontas, use uma para aplicar tons claros e a outra para tons escuros.

Como usar um esfuminho - Passo 3
Imagem: rafaeldesenhoartistico.blogspot.pt
4

Conforme for trabalhando você verá que na maioria dos casos precisamos que o esfuminho seja tão afiado quanto um lápis.

5

Para isso aconselho você a eliminar uma das pontas, apertando uma para que saia mais papel pela outra. Deste modo você vai conseguir deixar apenas uma ponta muito bem afiada.

6

Você pode empurrar com um lápis pelo lado que elimina para que o outro extremo fique ainda mais apontado.

7

Amacie a ponta apertando com os dedos, com um martelo ou inclusive com a parte interior de uma porta até que perca rigidez e fique maleável.

8

Outra alternativa é lixar a ponta, deslizando-a sobre uma lixa fina sempre na mesma direção.

Como usar um esfuminho - Passo 8
Imagem: desenhosalapis.com
9

Você já pode esfumar seus traços. Deslize o esfuminho em amplos giros sobre seu desenho se quiser fazer degradê em zonas amplas. Para zonas muito detalhadas, como os olhos e a boca, utilize-o como se fosse um lápis.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar um esfuminho, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Conselhos
  • Você vai encontrar esta ferramenta em lojas especializadas em material de artes.
  • É importante utilizar um papel adequado para que o lápis ou a tinta agarrem bem e o esfuminho permita a você criar degradês suaves sem deixar marcas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: rafaeldesenhoartistico.blogspot.pt
Imagem: desenhosalapis.com
1 de 3
Como usar um esfuminho