Tipos de nós

Quais os pontos básicos do macramê

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais os pontos básicos do macramê

O macramê, a arte de tecer com nós, tem uma série de pontos básicos que devemos aprender separadamente antes de combiná-los para fazer qualquer criação. Não é muito complicado, mas deve ter paciência e ser consciente de que melhorará esta técnica apenas com a prática. Preste atenção no seguinte artigo de umComo no qual lhe mostramos quais os pontos básicos do macramê e com os quais se iniciar nesta arte será bem mais fácil.

Índice

  1. Nó simples
  2. Nó duplo
  3. Espiral
  4. Trança de 3 fios
  5. Conselhos

Nó simples

O nó simples serve para enfiar fios. É muito fácil de fazer, só tem que seguir as indicações como mostram as seguintes imagens, preste atenção que para realizar este ponto o fio que tece passa por baixo do outro fio (guia), é importante que cumpra com esta ordem.

No seguinte passo, o que fazemos é passar por dentro da casa que se formou com o fio, as duas pontas do mesmo.

Depois esticamos o tecido, colocando-o sempre de frente para nós e tentando que os dois extremos fiquem com o mesmo comprimento.

Na seguinte imagem, pode ver como deve ficar o ponto terminado. O ideal é que fique bem firme e preso ao fio guia.

Quais os pontos básicos do macramê - Nó simples

Nó duplo

Este ponto é um complemento do anterior e realiza-se da seguinte forma:

Uma vez feito o nó simples, devemos fazer mais alguns passos para conseguir o nó duplo. O que fazemos é trabalhar com cada um dos dois fios que temos. Primeiro com um, e depois com o outro, assim como pode ver nas imagens.

Colocamos um dos fios sobre a guia, depois passamos o extremo do fio pela casa que se formou (passando por baixo da guia) e puxamos para baixo para ajustar. Por último, fazemos o mesmo com o fio do outro lado. O nó duplo deve ficar terminado como se vê na última imagem.

Quais os pontos básicos do macramê - Nó duplo

Espiral

Este ponto é um pouco difícil de conseguir porque tem um truque especial. Realiza-se com dois fios e para que o ponto dê certo é necessário colocar as mãos como se vê na imagem. No primeiro passo, agarramos os fios entre o polegar e o indicador à altura da articulação mais distal (a última) dos dedos.

Depois, movem-se os polegares (e com eles os fios) para a ponta dos dedos. Nesse momento é quando os fios devem ser trocados de lugar. Se o fizer sem realizar o passo anterior, uma vez terminado de mover os fios a espiral se desmanchará. Por isso é importante praticar para que dê certo.

Nas seguintes imagens verá como deve colocar os dedos para trocar os fios quando tece este ponto. Tenha em conta que isto é só uma sugestão, já que quando se ganha prática cada um tem uma forma diferente de colocar as mãos.

Quais os pontos básicos do macramê - Espiral

Trança de 3 fios

A trança de 3 fios é a clássica trança que fazemos no cabelo, e para saber como fazê-la passo a passo com macramê tome nota das seguintes indicações.

Primeiro, passe o fio esquerdo por cima do fio do centro e ajuste. Agora, passe por cima do fio que ficou no centro o fio direito e depois repita outra vez até ao final.

Uma vez controlados todos os pontos estamos prontos para começar a tecer pulseiras simples como pode ver no vídeo Como fazer pulseiras em macramê.

Quais os pontos básicos do macramê - Trança de 3 fios

Conselhos

É importante saber que cada nó do macramê tem um direito e um revés, e que devem ficar tal como mostramos nas imagens. Se vir que algo não está igual, desmanche e tente novamente. A paciência e a prática são cruciais para conseguir estes tipos de tecidos com nós.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os pontos básicos do macramê, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Quais os pontos básicos do macramê