Tornar-se num fotografo

Truques para tirar boas fotos

Truques para tirar boas fotos

A fotografia é uma arte que nos dias de hoje está ao alcance de todos, uma vez que graças à fotografia digital todos podemos conseguir imagens com aparência profissional. Paisagens, retratos, naturezas mortas, fotografia abstrata... seja qual for a temática que quiser fotografar, você poderá fazê-lo por si próprio. Não será difícil conseguir grandes resultados se tivermos em conta os truques para tirar boas fotos que apresentamos para você em umComo.

Também lhe pode interessar: Como tirar boas selfies

Índice

  1. Boa câmera
  2. Aplique a regra dos terços
  3. Procure a melhor hora do dia
  4. Encontre outros pontos de vista
  5. Edição de fotos com limitação

Boa câmera

Para começar, e ainda que possa parecer muito óbvio, um truque essencial para tirar boas fotos é usar uma boa câmera; e isso não só implica contar com suficientes megapixels (no caso das câmeras digitais), mas também com uma óptica apropriada. Do mesmo modo, ela deverá estar bem programada e os parâmetros ajustados adequadamente, já que disparar em modo automático costuma ser o modo mais fácil e prático, mas não o melhor.

Atualmente podemos encontrar no mercado uma grande variedade de câmeras fotográficas que nos permitirão escolher aquela que se adapta melhor às nossas necessidades e orçamento. Grosso modo, podemos optar por uma câmera compacta ou uma câmera reflex, nas quais a luz entra pela objetiva e é refletida em um espelho para chegar até o visor.

Truques para tirar boas fotos - Boa câmera
Imagem: blogdelfotografo.com

Aplique a regra dos terços

Para conseguir tirar boas fotos e com aspecto mais profissional, recomendamos que você aplique a regra dos terços na hora de escolher a composição da imagem. Consiste em dividir a imagem em três partes iguais verticais e três horizontais, e é nos pontos de interseção onde se situam os objetos a destacar.

Desta forma, não situe o horizonte no meio da imagem, você deverá tentar que este fique por cima ou por baixo. Isto é, se dividirmos a imagem em três partes, a linha do horizonte deveria estar situada no terço superior ou no inferior. Igualmente, se fotografarmos um sujeito (pessoa, objeto...), o situaremos em um dos cruzamentos das linhas que dividem o enquadramento.

Truques para tirar boas fotos - Aplique a regra dos terços
Imagem: O Álbum

Procure a melhor hora do dia

A fotografia não é uma ciência exata, de modo algum, mas a verdade é que existem determinadas faixas horárias durante as quais você poderá conseguir melhores fotos. Por exemplo, não são recomendáveis as horas centrais do dia para sair para fotografar, já que o sol encontra-se no ponto mais alto e incidirá diretamente sobre a paisagem e fará com que as imagens fiquem superexpostas. Contrariamente, o amanhecer e o entardecer oferecem preciosos jogos de luzes que podem ajudar-nos a tirar boas fotos.

Truques para tirar boas fotos - Procure a melhor hora do dia

Encontre outros pontos de vista

Escolha uma perspectiva diferente, não fique com a "típica foto de cartão postal" que todo mundo faria. Mova-se, agache-se, suba em um lugar alto... encontre o ponto de onde conseguir o melhor enquadramento e um ponto de vista diferente. Isto levará você a resultados mais profissionais e fotos bem mais criativas.

Truques para tirar boas fotos - Encontre outros pontos de vista
Imagem: canonistas.com

Edição de fotos com limitação

Algumas pessoas acham que só com editar posteriormente as fotos -com programas do estilo do Photoshop- conseguirão melhores fotos e isso não é verdade. É necessário dispor dos conhecimentos adequados antes de retocar uma imagem, porque, caso contrário, poderemos piorá-la em vez de melhorá-la.

Do mesmo modo, acrescentar filtros demais, efeitos, etc. pode levar a que uma foto fique carregada e artificial demais. No entanto, é verdade que a edição de imagens permite corrigir valores e parâmetros, deve ser usada na medida necessária e com conhecimento de causa.

Truques para tirar boas fotos - Edição de fotos com limitação
Imagem: infohidalgof.blogspot.com.es

Se pretende ler mais artigos parecidos a Truques para tirar boas fotos, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
noeli vargas
muito boa, as dicas
Imagem: blogdelfotografo.com
Imagem: O Álbum
Imagem: canonistas.com
Imagem: infohidalgof.blogspot.com.es
1 de 6
Truques para tirar boas fotos