Rolhas de cortiça

Artesanato com rolhas de cortiça

Artesanato com rolhas de cortiça

Está cansado de guardar rolhas de vinho e não saber o que fazer com elas? Em umComo temos a solução! São muitas as ideias criativas de coisas que pode construir com estas rolhas e um pouco de talento. Além disso, poderá conseguir resultados ótimos que serão bastante úteis e quase sem gastar dinheiro. Por isso, não espere mais e descubra com este artigo diversas ideias para fazer artesanato com rolhas de cortiça. Você tem outras ideias? Explique para a gente nos comentários!

Também lhe pode interessar: Como fazer os Reis Magos com rolhas de vinho

Índice

  1. Porta-retratos e espelhos com rolhas
  2. Jogo americano e porta-copos com rolhas de cortiça
  3. Vasos com rolhas
  4. Chaveiro de rolha
  5. Cobra de rolhas

Porta-retratos e espelhos com rolhas

Uma ideia ótima para aproveitar rolhas de garrafas é construir um porta-retrato ou um espelho, uma técnica criativa e econômica para decorar as suas imagens e espelhos. Deste modo, não precisará de mais nada além de rolhas, uma madeira que sirva de base e cola ou silicone. No caso de querer cortar, poderá usar uma serra de rolagem ou, se tiver, uma serra de recorte. Poderá conseguir a forma que mais gostar e designs muito autênticos que surpreenderão todos os seus convidados.

Artesanato com rolhas de cortiça - Porta-retratos e espelhos com rolhas
Imagem: exvitevita.com/Pinterest

Jogo americano e porta-copos com rolhas de cortiça

Outra boa opção para fazer artesanato com rolhas consiste em elaborar um jogo americano ou porta-copos para proteger a sua mesa. Trata-se de uma ideia muito simples mas ao mesmo tempo muito útil, pois só será necessário partir as rolhas pela metade e colá-las entre si com a forma que mais gostar. Para conseguir que fique ainda mais bonito, podemos cobrir a borda com uma fita colorida de tecido e criar diversos designs.

Assim, além de ser uma ótima forma de reaproveitar as rolhas de cortiça, terá um objeto muito útil para colocar panelas sobre a mesa quando ainda estiverem quentes ou evitar que os copos estraguem ou manchem superfícies delicadas.

Artesanato com rolhas de cortiça - Jogo americano e porta-copos com rolhas de cortiça
Imagem: oportaideias.blogspot.com

Vasos com rolhas

E por que não dar vida a uma rolha de cortiça? Como? É muito fácil! Transformando-a em vasos para plantas. Deste modo, só terá que furar a rolha de cortiça e introduzir uma pequena planta que irá crescendo no interior dela.

Além disso, pode colocar algum sistema de ancoragem para pendurar ou colar um ímã e colocar os vasos em sua geladeira ou outra superfície metálica. Ainda que possa parecer complicado, a verdade é que não é; também explicamos o passo a passo detalhado no nosso artigo: como fazer vasos com rolhas de cortiça.

Artesanato com rolhas de cortiça - Vasos com rolhas
Imagem: story.kakao.com

Chaveiro de rolha

As rolhas velhas também podem ser transformadas em um objeto valioso que levaremos sempre conosco: um chaveiro. Só precisaremos de um parafuso de olho - daqueles utilizados para pendurar quadros - para enroscar em um dos extremos da rolha e poder colocar a arruela onde irão as chaves. Pode usar um alicate para garantir que o parafuso fique introduzido corretamente na rolha e não se solte.

Artesanato com rolhas de cortiça - Chaveiro de rolha
Imagem: compartetusecoideas.blogspot.com

Cobra de rolhas

Por último, queremos mostrar um artesanato com rolhas de cortiça que os pequenos da casa vão adorar; estes objetos tão simples podem ser muito úteis para fazer brinquedos com material reciclado.

Um bom exemplo é esta simples e ao mesmo tempo original cobra de rolhas, que não precisa de nada além de linha, agulha e um estilete ou serra de rolagem para cortar as rolhas. Lembre-se que, na hora de usar utensílios de corte, deverá ser um adulto a fazer esta ação, assim como será necessário passar a agulha e linha através das rolhas, porque é um material duro. Não se esqueça de dar um nó nas pontas para que não escapem e a cobra se desfaça!

Artesanato com rolhas de cortiça - Cobra de rolhas
Imagem: manualidadesinfantiles.org

Se pretende ler mais artigos parecidos a Artesanato com rolhas de cortiça, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
luciana
adorei todos
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Luciana! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Imagem: exvitevita.com/Pinterest
Imagem: oportaideias.blogspot.com
Imagem: story.kakao.com
Imagem: compartetusecoideas.blogspot.com
Imagem: manualidadesinfantiles.org
1 de 6
Artesanato com rolhas de cortiça