Aprender a dançar

Como aprender a sambar

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 25 abril 2019
Como aprender a sambar
Imagem: flogao.com.br

O samba é a dança tradicional do Brasil, assim como o flamenco faz parte de Espanha e o tango vem da Argentina. No entanto, não é por essa razão que todo o brasileiro nasce com o samba no pé, alguns simplesmente não revelam muita aptidão. Isso seria um problema se o samba fosse uma dança difícil de aprender, mas não é: basta dedicação e entrar no ritmo! Continuando a ler este artigo umComo.com.br sobre como aprender a sambar você encontrará algumas noções básicas desta modalidade, essenciais para mais tarde frequentar as aulas de samba na academia ou escola!

Também lhe pode interessar: Como aprender a rebolar
Passos a seguir:
1

Saiba, desde já, que a forma de sambar é diferente entre homens e mulheres. Enquanto que os homens se apoiam no calcanhar para dançar, as mulheres se apoiam nas pontas do pé. Isto significa que homens e mulheres colocam o pé no chão de forma diferente enquanto dançam samba.

2

Ao dançar samba a pares, o chamado "samba de gafieira", é o homem quem conduz a mulher, adotando uma postura de proteção, malandragem e sedução. A dança é feita dando espaço para a mulher se exibir mas ao mesmo tempo impedindo que outro homem a pegue para dançar.

Como aprender a sambar - Passo 2
Imagem: dancamix.wordpress.com
3

Existe também o "samba no pé", a modalidade do samba em que se dança a solo. A dança inclui postura direita, flexão de um joelho de cada vez e movimento curto do pés. É com base nesta modalidade que apresentamos as dicas seguintes.

Como aprender a sambar - Passo 3
Imagem: fcdegracamcer.blogspot.pt
4

Coloque um samba para iniciar os movimentos. Existem algumas músicas de samba mais difíceis de dançar que outras, devido ao ritmo, por isso, para você que esta começando, coloque a música "Insensato Destino" de Almir Guineto, indicada para iniciantes.

5

Geralmente as músicas de samba têm um andamento de 100 batimentos por minuto (100 bpm), considerado um ritmo moderado, o compasso escrito e tocado geralmente é de 2/4. Se coloque com o corpo direito, as pernas ligeiramente fletidas e pés juntos e pise de acordo com a batida da música, alternadamente.

6

Mulher: no primeiro compasso dê uma passada curta atrás com o pé direito, encaixando a curva dele (o meio do pé) no calcanhar do pé esquerdo; logo em seguida marque outro compasso batendo com o pé esquerdo no chão, em uma pequena passada para a frente; no terceiro compasso, você traz o pé direito para a frente.

Como aprender a sambar - Passo 6
Imagem: revistadonna.clicrbs.com.br
7

Ao trazer o pé direito para a frente, o pé esquerdo já vai atrás marcar outro compasso; o pé que está à frente (agora o direito) bate no chão em uma pequena passada para a frente e, ao terceiro compasso, o pé esquerdo volta para a frente e o direito vai atrás.

8

O movimento básico do samba é feito sempre assim. Em relação aos braços, estes se movimento naturalmente como se você estivesse caminhando, mas em uma posição ligeiramente fletida e balançados para o lado da perna que fica na frente. Também se deve movimentar bem o quadril à medida que se movem os pés.

Como aprender a sambar - Passo 8
Imagem: revistadonna.clicrbs.com.br
9

Homem: o primeiro passo do samba no pé para o homem também se inicia com o corpo direito, as pernas ligeiramente fletidas e pés juntos. No primeiro compasso o pé direito se afasta para o lado, com a ponta do pé virada para fora, ao segundo compasso ele se endireita para a frente e, ao terceiro, bate atrás, ligeiramente distanciado do pé esquerdo.

Como aprender a sambar - Passo 9
Imagem: dudesmodernos.com
10

Depois do pé dirito assentar no chão, o pé esquerdo se levanta, roda para o lado com a ponta do pé virada para fora e, ao terceiro compasso, bate atrás, ligeiramente distanciado do pé esquerdo.

11

O movimento se repete alternadamente: agora o pé direito, depois o pé esquerdo, depois o direito novamente. Os braços são colocados fletidos em ângulo de 90ºC e movimentos no sentido da perna que se afasta para o lado. O quadril também se move ao ritmo da música.

12

Está apresentado o passo mais básico de samba no pé, o qual você poderá colocar em prática enquanto não se sentir à vontade o suficiente para arriscar noutros movimentos. Pratique bastante este passo à música de samba e se divirta!

Como aprender a sambar - Passo 12
Imagem: gazetadopovo.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aprender a sambar, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Conselhos
  • As mulheres devem sempre sambar de sandália de fivela, com 7 a 12 cm de altura e com plataforma na parte da frente.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: flogao.com.br
Imagem: dancamix.wordpress.com
Imagem: fcdegracamcer.blogspot.pt
Imagem: revistadonna.clicrbs.com.br
Imagem: revistadonna.clicrbs.com.br
Imagem: dudesmodernos.com
Imagem: gazetadopovo.com.br
1 de 7
Como aprender a sambar