Manusear argila

Como fazer argila

Como fazer argila
Imagem: natue.com.br

A argila é derivada de rocha mas os seus grãos são de pequenos tamanhos. É maioritariamente usada para produtos de cerâmica e pode comprá-la facilmente. Mas comprar argila torna-se um pouco dispendioso e por essa mesma razão, porque não fazer argila em casa? A argila é um material fácil de fazer, pois a maior parte dos ingredientes usados podem comprar-se em qualquer loja alimentar e a um preço muito acessível. Além disso, pode conservar a argila feita em casa por muito tempo. Para isso basta mante-la dentro de um recipiente num local bem fresco e de preferencia escuro. Se gostava de fazer a sua própria argila, esteja atento a este artigo, porque vamos explicar-lhe como fazer argila.

Vai precisar de:

  • Ingredientes certos
  • Ferramentas certas
Também lhe pode interessar: Como reciclar argila

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar necessita de ter os ingredientes certos e as ferramentas certas. Os ingredientes são: 1 xícara e meia de farinha de trigo, meia xícara de sal, 1 colher de sopa de creme de tarter, 1 colheres de sopa de óleo e 2 xícaras de água. As ferramentas são: Tigela grande, panela para ferver água, colher e assadeira.

2

Numa panela, ferva bem a água.

3

Enquanto a água está fervendo, agarre nos ingredientes secos, coloque-os na tigela grande e misture tudo.

4

Assim que a água estiver fervida, pode adicionar o óleo à água.

5

Seguidamente, vá despejando a água com óleo à mistura de ingredientes secos e vá mexendo bem com a colher. Depois de estar tudo bem misturado, coloque a tigela num local fresco e deixe repousar.

6

Assim que a mistura estiver arrefecida, tire-a de tigela, coloque-a na assadeira e amasse-a bem. Vá amassando até conseguir a consistência pretendida. Depois disto, já temos a nossa argila caseira.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer argila, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Conselhos

  • Amasse muito bem a mistura
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
ana eloisa monteiro
Adorei a receita de argila
ana
como faz vulcao co barro
Fabricio inacio da silva
Gostaria de saber se esta agila pode entra em contato con agua como uma peça de aguario e se ela vai ao forno
Anna Eloisa Monteiro
Simm pode entrar em contato com a agua
Michelle
pode ser queimada normalmente, em alta temperatura como a argila convencional?
Imagem: natue.com.br
Como fazer argila