Trabalhos manuais criativos para crianças

Como fazer instrumentos musicais caseiros para crianças

Como fazer instrumentos musicais caseiros para crianças

A música é um descobrimento quase mágico para as crianças de tenra idade, sendo uma forma de colocar sua criatividade em ação e de entretê-las. Aproximá-las deste novo universo de sensações pode ser a experiência mais gratificante da sua vida, além disso, pode ser uma oportunidade para encontrar afinidades e talentos previamente desconhecidos. Para aproximar as crianças da música, é possível colocá-las em cursos com instrumentos fornecidos pelo instrutor, entretanto, se lhes oferecer a oportunidade de que eles mesmos façam os seus próprios instrumentos musicais, os pequenos irão se aproximar muito mais da música e desfrutarão ainda com mais vontade.

Se você procura como fazer instrumentos musicais caseiros para crianças, veio ao lugar certo pois aqui no umCOMO iremos te fornecer alguns truques para conseguir realizar a tarefa. Ajude-as a aprender brincando!

Também lhe pode interessar: Como fazer massinha caseira

Índice

  1. Violão
  2. Maracas
  3. Xilofone
  4. Bateria
  5. Pandeiro

Violão

Existem diversas formas de como fazer um instrumento musical caseiro, e uma das mais simples que podemos ensinar para crianças envolve a fabricação manual de um violão. O violão é um instrumento muito admirado por todas as crianças e que é fácil de construir com uma simples caixa de papelão, um tubo de papelão e elásticos, você só precisará seguir os passos a seguir:

  1. Escolha uma caixa de papelão com o tamanho que você deseja que o corpo do violão tenha;
  2. Faça uns pequenos orifícios de dois lados opostos da caixa, que deverão ser os menores. Os furos deverão ser feitos de acordo com a quantidade de cordas que você deseja colocar no violão, ou seja, para 6 cordas, faça 6 furos de cada lado;
  3. Nos furos feitos, prenda as extremidades dos elásticos, desta forma, você conseguirá criar a base do violão;
  4. Em um dos lados onde você fez o furo, faça um maior onde dê para passar o tubo de papelão, que poderá ser retirado de um rolo de guardanapo de papel. Com cola ou fita adesiva, fixe o tubo, que servirá como braço do violão.

Também é possível substituir a caixa de papelão e fazer o instrumento musical com caixa de leite.

Se o violão for feito em aula de artes ou em casa, você pode personalizar os seus instrumentos pintando-os com cores divertidas ou decorando ao seu gosto, assim conseguirá um efeito mais individual que fará com que as crianças tenham ainda mais apreço pelo que criaram. Agora que você já viu como fazer um instrumento musical, para mais dicas de produções do tipo, veja também trabalhos manuais para crianças de 10 anos ou mais.

Dica: para entender com mais facilidade os processos e resultado, observe a figura abaixo.

Como fazer instrumentos musicais caseiros para crianças - Violão
Imagem: Reprodução/paperblog.com

Maracas

Se você quer saber como fazer instrumento musical com garrafa pet, saiba que as maracas são fáceis de criar utilizando esse material. Para isso precisa de uma pequena garrafa de plástico e um punhado de grãos, misturados são ainda melhor. Outra ideia também válida é colocar tipos diferentes de grão em cada uma das garrafas, de forma que o som produzido por cada uma seja um pouco diferenteAo introduzi-los na garrafa e ao mexê-la, obterá um efeito musical, em que cada um pode acompanhar ao seu ritmo. E se pretender, pode pintar as garrafas para captar ainda mais a atenção do seu filho, lembre-se das cores preferidas dele.

Esse é um dos instrumentos musicais reciclados fáceis de fazer e pode até mesmo virar parte de uma banda de brincadeira composta por alunos de uma sala, caso a produção for realizada em escola.

Se você quer fazer algo menor e como instrumentos musicais reciclados chocalho, bastará apenas substituir das garrafas alongadas por uma menor ou por um recipiente de tamanho adequado e que possa ser fechado.

Como fazer instrumentos musicais caseiros para crianças - Maracas
Imagem: Reprodução/ecoportal.net

Xilofone

No mundo musical infantil existem diversas possibilidades de tarefas que unem o útil e o agradável, como fazer instrumentos musicais para educação infantil. Uma das opções nesse caso é o xilofone, outro instrumento muito divertido e sem grandes complicações de construção.

Em primeiro lugar deve ser feito com várias garrafas de vidro, podendo ser todas iguais ou de tamanho diferentes. Já que estamos descobrindo como fazer instrumentos musicais reciclados, uma ideia é pedir que as crianças encontrem o material em casa, ou então que o orientador da brincadeira busque frascos já vazios que iriem para o lixo.

Com as garrafa separadas, encha-as de água, cada uma com quantidades diferentes, afinal, será o que fará com que cada uma tenha um som diferente. Se quiser, coloque umas gotas de tinta de cores diferentes para dar um efeito mais divertido. Coloque-as todas juntas e use colheres de metal e madeira para lhe bater, o efeito muda e irá se surpreender.

Como fazer instrumentos musicais caseiros para crianças - Xilofone
Imagem: Reprodução/3macarrons.com

Bateria

A bateria é um instrumento bastante versátil e presente nos mais diversos gêneros musicais, por isso, se você procura como fazer instrumentos de percussão com materiais recicláveis, essa será uma ótima opção que poderá ser divertida tanto no processo de criação quanto no uso.

Uma bateria pode ser construída usando caixas de vários materiais: madeira, papelão, lata e tudo o que lhe ocorrer e que fizer barulho, ou seja, materiais moles deverão ser evitados. Assim que tiver selecionado todo o material a ser utilizado na percussão, amarre-o com uma fita adesiva e, se quiser, procure suportes que possam servir de base. No caso de usar cola quente para juntar os elementos do instrumento, é necessário que um adulto realize o processo, evitando acidentes que envolvem as altas temperaturas.

Por fim, você poderá fazer música usando talheres de madeira ou metal para obter diferentes sons, dando preferência aos materiais reutilizados como sucatas, afinal, a ideia aqui é de fazer um instrumento musical reciclado.

Como fazer instrumentos musicais caseiros para crianças - Bateria
Imagem: Reprodução/ecostreet.com

Pandeiro

Um pandeiro é outro instrumento musical fácil de fazer em casa, mas neste caso deve estar sempre um adulto a supervisionar. Para fazê-lo irá precisar de tampas de garrafa, arame e alguma coisa redonda, como um tubos de papelão ou garrafas de plástico. Siga os passos abaixo e descubra como fazer um instrumento musical fácil:

  1. Pegue a garrafa ou o tubo e corte duas circunferências com ao menos 1 centímetro de largura;
  2. Agora, faça um buraco no centro de todas as tampas. Por envolver a perfuração de um material duro, o ideal é que apenas um adulto participe dessa parte do processo;
  3. Assim que furar todas as tampas, você deverá unir as cápsulas aos círculos de dois em dois, ou seja, pegue duas cápsulas, passe um pedaço de arame pelos buracos e cole as pontas do arame em cada círculo com fita adesiva.

Também é possível substituir as circunferências citadas e construir instrumentos musicais feitos com CD.

Importante: deixe uns centímetros de separação entre ambas as circunferências e também entre das tampas, de forma que haja espaço para baterem umas com as outras e causarem o efeito sonoro desejado.

Agora que você já sabe como fazer instrumentos musicais para educação infantil, que tal olhar outras brincadeiras? Para descobrir novas formas de entreter os pequenos, veja também 20 brincadeiras para gincana.

Como fazer instrumentos musicais caseiros para crianças - Pandeiro

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer instrumentos musicais caseiros para crianças, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Conselhos

  • É recomendável a supervisão e ajuda de um adulto.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
A sua avaliação:
antero reiz
muito bom
obrigado
afonso henrique cezario da silva
adorei trabalho criaçoes tenho projeto por em pratica vou precisar sempre de coias novas obgado
A sua avaliação:
Tatiana Cruzz
Amei as dicas....vou tentar fazer com meu filho....obrigada
Nalda Maria Deziro Lino
Faço aula de música,e me encantei com a ideia.
MUITO LEGAL
Achei bem interessante e gostaria de aprender
nathalia
Deve ser descrito como se fazer cada um.
laiane
achei muito legal eu estava precisando fazer um trabalho da escola e eu achei só aqui oq eu queria ao certo #pronta_pra_fazer!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Laiane, ainda bem que podemos ajudar você :) Obrigada por comentar e continue seguindo as nossas novidades! ;)
Sara
Hellen obrigada pelo comentário :) Valeu!
Usuário anônimo
Porque eu queria para fazer para meu irmao uma bateria
Imagem: Reprodução/paperblog.com
Imagem: Reprodução/ecoportal.net
Imagem: Reprodução/3macarrons.com
Imagem: Reprodução/ecostreet.com
1 de 6
Como fazer instrumentos musicais caseiros para crianças