Fazer Máscaras

Como fazer máscaras de gesso

Como fazer máscaras de gesso

O gesso em faixa é um material empregado sobretudo no âmbito da medicina, ainda que às vezes também seja usado em atividades lúdicas e artísticas. É o caso das máscaras de gesso; um divertido trabalho manual que você pode realizar em qualquer lugar com pessoas de todas as idades, e se forem crianças é primordial a supervisão de um adulto. Se quiser saber como fazer máscaras de gesso leia os conselhos que umComo.com.br lhe dá de seguida.Foto: Mónica Lou

Vai precisar de:
  • Tesoura
  • Faixa de gesso
  • Água
  • 2 recipientes
  • Vaselina ou creme hidratante
  • Papel higiênico (opcional)
  • Pincéis
  • Tinta
  • Laca
  • 2 barbantes
Também lhe pode interessar: Como fazer máscaras gregas
Passos a seguir:
1

Dirija-se a uma farmácia ou a uma drogaria e compre o gesso em faixas. Esta classe de gesso já vem preparada e só requer um pouco de água.

2

Trabalhe em equipe. É recomendável que realize esta tarefa juntamente com outra pessoa. Deste modo, ela fará o molde de seu rosto e vice-versa.

3

Lembre-se de usar roupa velha e tapar o espaço de trabalho com plásticos ou jornais para não sujar. Agora você já está preparado para começar.

4

Pegue numa tesoura e corte o rolo de gesso em tiras de diferentes medidas. As longas servirão para cobrir áreas amplas e as pequenas para os detalhes. Coloque todas as tiras em uma bandeja ou recipiente.

5

Pegue noutro recipiente, como uma terrina e encha-a de água.

6

Aplique vaselina em toda a zona da pele a ser coberta para evitar que o pelo fique aderente ao material. Use também um creme muito oleoso (tipo nívea) e tiras de papel higiênico coladas sobre todo o rosto. Assim conseguirá extrair a máscara com muita facilidade, já que descolará do rosto junto com o papel.

7

Muito importante: Cubra todo o rosto, exceto os olhos, o nariz e a boca. Também pode deixar 2 orifícios ao lado para segurar a máscara quando estiver terminada.

8

Molhe as tiras na água e comece aplicando tiras grandes, estendendo bem a faixa e evitando que enrugue. Coloque as tiras entrecruzadas, assim conseguirá que sua máscara tenha uma estrutura forte. Tente manter a mesma espessura em toda a máscara.

9

Você pode acrescentar novos traços à sua máscara aplicando mais faixas, gerindo-as e criando novos volumes com elas.

10

Passados 10 ou 15 minutos, a máscara começará a secar, ganhará rigidez, e descolará do seu rosto. Retira-a e com cuidado corte as bordas como preferir. Quando estiver seca, lixe as imperfeições.

11

Não tenha pressa e deixe que seque bem antes de a pintar. Deixe passar um dia. Pinte a máscara como desejar, com tinta acrílica ou misturas.

12

Para finalizar, aplique uma camada de laca ou verniz para fixar a pintura. Uma vez seca, junte dois barbantes nas laterais para pendurar a máscara. Se desejar dar um toque de carnaval, pode decorá-la com fitas e purpurina.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer máscaras de gesso, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Conselhos
  • Observe o molde na contraluz para ter certeza de que não existem zonas com pouco material. Se houver, conserte-as acrescentando mais faixa de gesso.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Rose Ramos
Muito interessante. As explicações são bem simples, claras e fáceis de entender. Obrigada!
Diogo
muito interessante o post valeu!!!!!!
Como fazer máscaras de gesso