Outros Trabalhos manuais de materiais reciclados

Como fazer porta chá de caixa de leite

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer porta chá de caixa de leite

Uma das coisas que mais gosto de fazer é aproveitar materiais recicláveis que tenho em casa. Desde vidro, plástico, papelão e até caixas de leite. Afinal de contas são materiais feitos para durar e com um pouco de imaginação e pragmatismo conseguimos reaproveitá-los para criar novas funcionalidades para eles. Desde porta-CDs a suportes para o computador tudo é possível de fazer, são opções mais em conta com a nossa carteira e têm um carinho especial por serem feitas por nós. Ainda no outro dia deixei cair um pacote de chá no leite e pensei imediatamente numa ideia de como fazer porta chá de caixa de leite. Neste artigo do umComo explico os passos a seguir.

Vai precisar de:
  • Tesoura
  • Caixa de Leite Lavada
  • Marcador
  • Régua
  • Cartolina
  • Estilete
  • Papelão
  • Pincel
  • Cola
  • Cola quente
Também lhe pode interessar: Como fazer artesanato com caixa de leite
Passos a seguir:
1

Para fazermos um porta chá com caixa de leite a primeira coisa a fazer é decidir se queremos o porta chá na vertical, ou na horizontal. Sendo que na primeira opção podemos colocar mais pacotes de chá, mas apenas de um sabor, enquanto que na segunda opção podemos colocar mais sabores mas menos pacotes. Neste artigo vou explicar como fazer o vertical.

2

Depois de termos a nossa caixa de leite lavada e seca, vamos pegar na régua e fazer umas medições e marcações. No topo da caixa já existe uma marcação que podemos utilizar para cortar, e definir assim a entrada dos pacotes de chá. Por isso vamos cortar a parte de cima da caixa de leite, onde tem a abertura para passar o leite.

Como fazer porta chá de caixa de leite - Passo 2
3

Em seguida, vamos ao fundo da caixa de leite, e com a régua medimos em altura cerca de 1 centímetro e marcamos. Com o auxílio da régua marcamos uma linha horizontal de lado a lado da marcação. Novamente medimos um centímetro da nossa linha marcada e repetimos a linha horizontal. Antes de cortarmos vamos utilizar uma tampa de plástico, pode ser de uma garrafa e colocar ela sobre o nosso retângulo marcado. Com a caneta marcamos a parte da tampa que vai passar por cima da última linha que traçamos. Agora com o estilete vamos cortar essa abertura.

4

Temos agora duas aberturas. Uma no topo da caixa de leite por onde vão entrar os pacotes de chá, e outra quase no fundo, onde vão sair os pacotes de chá. Agora é hora de fazer a tampa para tampar a caixa de leite. Colocamos um pedaço de papelão sobre a mesa, e a caixa de leite por cima ao centro. Marcamos com a caneta em volta da caixa até ficar um quadrado.

5

Esse quadrado é para fazermos a nossa tampa. Marcamos um centímetro para cada lado do retângulo, e fazemos margens de meio centímetro. Essas margens vão ficar para dentro para unir as quatro bordas da tampa. Se quiser em vez de papelão pode usar uma cartolina mais forte. Cortamos as margens apenas para soltar um pouco e serem mais fáceis de dobrar, colocamos cola e juntamos as bordas para fixarem.

6

Essa é altura de decorar a nossa caixa de leite com cartolina colorida e outros adereços que queiramos colocar. Para isso vamos utilizar a cola e forrar bem a nossa caixa de leite. Para finalizar o nosso porta chá de caixa de leite vamos cortar dois pedaços de papelão com a forma de quadrado, a marcação vamos fazer com o fundo da caixa de leite. Cortamos e colocamos dentro da caixa de leite para servir de base aos nossos pacotes de chá e impedir eles de ficarem presos, ou de caírem do porta chá. Pronto a ser utilizado.

7

Se quiser pode aproveitar os restos da caixa de leite para fazer um batedor de porta, ou se preferir pode fazer uma carteira bem legal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer porta chá de caixa de leite, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como fazer porta chá de caixa de leite