Fazer sabão

Como fazer sabonete de aloe vera sem soda cáustica

Como fazer sabonete de aloe vera sem soda cáustica

A maioria dos sabonetes são preparados com soda cáustica, um componente que pode não ser favorável para a saúde, manifestando na pele certas anomalias, tais como dermatite, caspa ou pele seca. Mas há outras formas de fabricar seu próprio sabonete natural e ecológico, propiciando inúmeros benefícios. Assim, o aloe vera será um dos ingredientes que favorecerá a proteção de sua pele, suavizando, hidratando e regenerando-a. Em umComo, oferecemos uma receita sobre como fazer sabonete de aloe vera sem soda cáustica.

Vai precisar de:

  • 2 pastilhas de sabonete de glicerina ou 250 gramas
  • Polpa de 4 ramos de aloe vera
  • 4 colheres de sopa de mel
  • 100 ml de azeite de oliva ou um óleo essencial
  • Raspas de limão ou um óleo essencial
  • Tigela
  • Micro-ondas
  • Liquidificador
Também lhe pode interessar: Como fazer sabão caseiro

Passos a seguir:

1

Primeiramente, utilize uma tigela adequada para o micro-ondas e introduza duas pastilhas de sabonete de glicerina de 250 gramas. Em seguida, espere 3 ou 4 minutos até que derreta no micro-ondas. Enquanto esquenta, desligue o aparelho algumas vezes e abra a porta para comprovar o aspecto que irá adquirindo, e volte a acendê-lo até que consiga derreter.

2

A seguir, adicione à tigela com sabonete de glicerina derretido os seguintes ingredientes:

  • Quatro colheres de sopa mel.
  • Raspas de um limão ou um óleo essencial desejado.
  • A polpa de quatro ramos de aloe vera.

Em seguida, esquente 100 ml de azeite de oliva até que esteja morno, mas sem deixar ferver, para que mantenha todas as suas propriedades. Se preferir, ao invés de óleo podem ser usadas algumas gotas de outro óleo essencial.

3

Em seguida, misture esta combinação de ingredientes em um liquidificador com baixa potência enquanto vai vertendo por cima o azeite. Você obterá uma massa brilhante com um aroma bom, que deve ser introduzida em um molde quadrado de plástico grande ou em vários moldes com a forma que desejarmos para nossos tabletes de sabonete.

4

Por último, coloque no frigorífico o molde durante um dia inteiro para fazer com que a mistura coe. Se tiver optado por um único molde grande, em seguida, poderá cortar a pastilha gigante em várias peças para obter vários tabletes de tamanho regular. No entanto, se tiver recorrido a vários moldes pequenos, seus tabletes já estarão finalizados.

5

Se gosta de fazer os seus próprios sabonetes caseiros, então não perca estes artigos em que explicamos como fazer sabonetes de outros tipos:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer sabonete de aloe vera sem soda cáustica, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
14 comentários
Francisca
Procuro uma receita de sabonete de arruda com ingredientes fáceis como este de aloe. Encontro essa receita aqui?
Carmen
Na verdade esse sabonete tem soda caustica, pois o sabonete glicerinado contem a soda caustica, de toda forma facilita a vida de quem não quer manipular a soda caustica mas nao podemos caracteriza-lo como sem soda caustica , quimicamente o componente continua a existir na formulação .
Sergio
Gostaria de saber a receita para base de sabonete sem soda e a receita de como fazer sabonete de babosa. obrigado: Goiânia
Vera
Quando vc fala 4 ramos de aloe vera equivle a quantos gramas? pois a aloe vera não é rama não é isso mesmo?
Grata desde já pela informação
José Alberto Gerber
Só para esclarecer, o sabonete glicerinado, ou de glicerina como todos conhecem, é feito sim de uma reação de saponificação com soda e óleos vegetais. Então esta afirmação de sabonete de aloé sem soda não corresponde a realidade.
andré
Sabe me dizer se eu posso usar glicerina líquida ao invés de sólida, como nos sabonetes de glicerina? E o mel tem alguma finalidade específica nessa receita? Obrigado!
A sua avaliação:
ESTELLA BUENO
Bom dia! Amei as receitas de sabonete, gosto de coisas naturais. As receitas de óleos são ótimas, gostaria de fazer pra vender e ter uma rendinha extra. Por isso gostaria de receber idéias de embalagens também. Como fazer xampoos naturais? Obrigado!
Editor umComo.com.br
Oi Estella! Confira os artigos de shampoos caseiros do umCOMO: https://beleza.umcomo.com.br/fazer-xampu/
Patrícia Cardoso
Boa noite! Quando vc utiliza a barra de sabonete de glicerina, este também é sem soda? Obrigada!
Editor umComo.com.br
Oi Patrícia! Valeu pelo comentário. Continue acompanhando nossas matérias :)
carlos alberto da silva
as pastilhas de glicerina não são feitas com soda caústica?
Selton
Então.. era isso mesmo que eu ia dizer. Sim, toda base, mesmo glicerinada foi feito usando soda cáustica. A soda cáustica é usada para converter o óleo em sabão e não há substituto ainda. Antigamente utilizavam-se cinzas de madeira que faziam o mesmo efeito e, teoricamente, são mais, saúdáveis, entretanto não dá para ter um completo controle do PH neste processo com as cinzas, correndo o risco de "errar a mão" e criar uma base muito forte (muito ácida). Enfim, atualmente toda base glicerinada, inclusive a do Peter Paiva, foi feita usando-se soda cáustica em sua composição!!! A única vantagem é que não temos que mexer direto com a soda cáustica e após o processo de criação d sabão, a tal soda "deixa de existir" devido ao processo químico.
A sua avaliação:
Branca Maria bago
Adorei esta receita.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Branca! Que bom saber! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Juliana
Pois é Mas esse glicerinado tambem tem soda caústica
A sua avaliação:
Susana
Com certeza a soda já está presente nas pastilhas de sabonete usadas.
Marcella Lemos
Esse sabonete leva soda caustica sim, porém de maneira indireta. Visto que as pastilha de glicerina tem soda caustica. A soda é completamente neutralizada durante o processo de saponificação e não apresenta qualquer risco para a saúde se o processo for bem feito.
samuel
Bom, pastilhas de sabonete de glicerina tem sim soda cáustica em sua fabricação.
Como fazer sabonete de aloe vera sem soda cáustica