Construções com papelão

Como fazer um chapéu de carnaval

Ana Caseiro
Por Ana Caseiro. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer um chapéu de carnaval
Imagem: sosprofessor-atividades.blogspot.pt

Os chapéus são adereços muito engraçados, que fazem toda a diferença em uma fantasia de Carnaval. Podem ser usados nesta data, em outras ocasiões festivas ou até mesmo só por brincadeira!

Nesse artigo de umComo.com.br vamos ensinar-lhe como fazer um chapéu de carnaval de bobo! É super fácil de fazer, muito econômico e é um chapéu muito engraçado, até mesmo para usar como brincadeira para crianças!

Vai precisar de:
  • Cartolina
  • Régua
  • Tesoura
  • Cola
  • Goma Eva
  • Tintas e pincéis
  • Papel autocolante
  • Bolas de esferovite / pérolas
Também lhe pode interessar: Como fazer um octaedro
Passos a seguir:
1

Para começar, corte uma tira de cartolina com a medida que pretende para a cabeça e com cerca de 7 cm de altura. Se pretender pinte-a ou decore-a com tintas ou papel autocolante.

No final, dobre a tira e cole as pontas ou, em alternativa, coloque grampos para fixar melhor.

Como fazer um chapéu de carnaval - Passo 1
2

O próximo passo é cortar as tiras que farão a parte superior do chapéu.

Corte triângulos com 10 cm de largura na base e 30 cm de comprimento, usando a goma eva, para que as tiras fiquem bem caídas. Poderá fazer também com cartolina, mas as tiras não ficarão tão caídas por este material ser mais rijo.

Faça pelo menos 5 tiras, mas deverá ter em conta o tamanho da base, se for necessário faça mais uma ou duas para conseguir preencher toda a cabeça. Decore as tiras com tinta ou com papel autocolante.

Como fazer um chapéu de carnaval - Passo 2
3

Na parte inferior do triângulo, desenhe um pequeno retângulo ao centro e corte a base do triângulo pela parte superior do mesmo, deixando ficar apenas o retângulo para colá-lo à base do chapéu e, desta forma, segurar a tira à base.

Coloque um pouco de cola no retângulo e cole-o na base da tira, do lado de dentro. Faça o mesmo com as restantes tiras e, depois de secas, molde-as, enrolando-as, para que fiquem caídas.

Como fazer um chapéu de carnaval - Passo 3
4

Na ponta das tiras, cole bolas de esferovite, pérolas, papel redondo ou enrole um pouco de arame colorido para fazer as bolinhas do chapéu.

E já está! O seu chapéu de bobo ficou pronto e lindo! E super fácil de fazer...!

Como fazer um chapéu de carnaval - Passo 4

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um chapéu de carnaval, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: sosprofessor-atividades.blogspot.pt
1 de 5
Como fazer um chapéu de carnaval