Construções com papelão

Como fazer um cubo de cartolina

Como fazer um cubo de cartolina

Um cubo é um poliedro de seis faces quadradas. Por isso, um cubo é também um hexaedro, uma vez que tem seis faces e, popularmente, também pode ser chamado de dado. Trata-se de uma forma básica com usos infinitos em atividades manuais, lúdicas ou criativas. Para que você possa utilizá-lo da maneira que achar mais conveniente, neste post do umCOMO explicamos como fazer um cubo: de papel, cartolina ou papelão.

Vai precisar de:
  • Modelo (ou um lápis, borracha e régua para o desenhar)
  • Tesoura
  • Cola
  • Papel, cartolina ou papelão
Passos a seguir:
1

Copie este modelo do cubo para um papel, cartolina ou papelão. As medidas ficam a critério do tamanho que você necessita para o seu cubo de papel. O mais importante é que sejam quadrados do mesmo tamanho. Lembre-se que o um quadrado tem os 4 lados e 4 ângulos do mesmo tamanho.

Como fazer um cubo de cartolina - Passo 1
2

Recorte o modelo do cubo com uma tesoura.

Como fazer um cubo de cartolina - Passo 2
3

Dobre todas as linhas do modelo, conforme a foto. Tente montar o cubo de papel antes de colocar cola para entender onde se encaixa cada aba.

Como fazer um cubo de cartolina - Passo 3
4

Passe cola numa das abas e cole-a no seu lugar correspondente. Pressione com os dedos para que fique bem colada. Faça o mesmo com as outras abas do molde do cubo de papel.

Como fazer um cubo de cartolina - Passo 4
5

O seu cubo de papel está pronto! A partir deste cubo de papel você poderá fazer um dado muito original ou usá-lo como preferir. Além do cubo de papel, sugerimos também essas 3 maneiras de fazer um cubo de fotos.

Como fazer um cubo de cartolina - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um cubo de cartolina, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Conselhos
  • Se você não tem muito jeito para desenhar, copie a imagem para um documento Word. Escolha o tamanho que quer e imprima.
  • Você pode fazer o seu cubo de papel com cartolina colorida. Escolha a que mais gosta!
  • Recomendamos que antes de começar a passar cola você tente montar primeiro o cubo para entender onde tudo se encaixa. Assim que perceber ponha cola numa aba e cole-a, e assim sucessivamente com o resto das abas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
INARA MATTOS
quais as medidas deste cubo? queria de 7x7
Fabiana
Como faço no papelão?
hs dar
com a mÃO
larissa
nao foi bem como eu queria
JB
o cubo não está certo tem uma tira para colar a mais nas pontas
1 de 6
Como fazer um cubo de cartolina