Desenho a lápis

Como fazer um frottage

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer um frottage

O frottage (do francês "frotter", ou seja esfregar) é uma técnica artística que consiste em esfregar um lápis ou tinta sobre um objeto através de um papel com o fim de obter sua textura e sua forma. É uma prática ideal para as crianças já que fomenta sua curiosidade, observação do meio e sensibilidade. Se quer entreter suas crianças com um jogo divertido, motive-os a fazer um frottage.

Vai precisar de:
  • Papel fino (até 100 gr. aprox.)
  • Lápis, carvão ou lápis de cores
  • Objetos rugosos ou texturados
Também lhe pode interessar: Como usar um esfuminho
Passos a seguir:
1

Recolha e procure materiais de diferentes texturas: onduladas (papelão, espiral), rugosas (a folha de uma árvore), certos vidros ou materiais que tenham sido gravados ou fundidos em bronze (medalhas).

2

Coloque sobre o objeto um papel preferencialmente fino (até 100 gr. aproximadamente). Certifique-se de fixá-lo bem sobre o objeto para que não se mova.

3

Se vai fixar superfícies verticais, prenda o papel com um pouco de fita adesiva.

4

Pegue um lápis, carvão ou lápis de cores e pinte sobre o papel pressionando-o contra o objeto como se esfregasse. Desta maneira obterá um bonito desenho com a textura e a forma do objeto.

5

Para conseguir resultados mais artísticos, vá mudando de cor e combinando texturas de diferentes materiais.

6

Se gostar, faça um desenho para colorir cada área mediante esta técnica, empregando uma textura diferente para cada elemento: madeira para a mesa, vidro para a janela, etc...

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um frottage, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Conselhos
  • Na cozinha você encontrará utensílios práticos para fazer frotagge, como um ralador ou a casca de alguns frutos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como fazer um frottage