Aprender a dançar

Como realizar exercícios de alongamento

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como realizar exercícios de alongamento

O alongamento em muitas danças é uma condição física importante para o desempenho na hora de dançar e realizar grandes saltos. Nem sempre somos flexíveis de forma natural, pelo que é necessário realizar exercícios que potenciem esta condição, por isso em umComo.com.br damos as chaves para que saiba como realizar exercícios de alongamento.

Vai precisar de:

  • Roupa esportiva.
Também lhe pode interessar: Quais os benefícios da dança do ventre

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar, realize um aquecimento da virilha. Uma vez que tenha terminado o aquecimento, fique de joelhos no solo apoiando-se também com as palmas das mãos.

2

A seguir junte as plantas dos pés e deslize os joelhos para fora, de maneira que a pélvis vá se aproximando o mais que conseguir do chão. Se conseguir que a pélvis toque no solo nessa posição será melhor, mantenha o exercício por um minuto.

3

Volte a realizar um aquecimento de virilha e faça novamente o exercício.

4

Sente-se em frente à parede com as pernas abertas e os joelhos esticados; para maior comodidade pode colocar as palmas das mãos apoiadas no solo por trás dos glúteos, para conservar o equilíbrio e não cair para trás em nenhum momento.

5

Depois, deslize para a frente enquanto as pernas vão-se abrindo e a pélvis aproxima-se à parede. É importante que em nenhum momento deixe de esticar os joelhos.

6

Espere alguns minutos e experimente avançar mais. Enquanto está realizando o exercício, mantenha uma boa respiração e relaxamento muscular.

7

Pode descansar uns minutos. Quando tiver aquecido a virilha novamente, fique de joelhos no solo e estenda uma perna até à frente com o joelho esticado.

8

Depois, apoie as palmas das mãos no solo e avance na direção da perna que está esticada à frente. Verá que, ao ir avançando, a perna que estava flexionada e de joelho irá esticando.

9

A seguir, quando não conseguir avançar mais, fique na posição aguentando uns minutos. Quando quiser, relaxe e volte a repetir o exercício.

10

Em sua academia seguramente há máquinas para esticar, use-as, pois irão ajudá-lo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como realizar exercícios de alongamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Conselhos

  • Pratique os exercícios de maneira contínua.
  • Realize algum exercício de alongamento enquanto descansa.
  • Lembre-se que cada vez que se façam os exercícios, é necessário que se realize uma série de aquecimentos prévios para poder trabalhar corretamente e sem lesões de nenhum tipo.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como realizar exercícios de alongamento