O Futurismo

Futurismo - O que é e como surgiu

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 20 janeiro 2017
Futurismo - O que é e como surgiu

O Futurismo foi um dos movimentos artísticos que surgiram no decorrer da história da arte, este em especial, na Itália, no dia 20 de fevereiro de 1909 após a publicação do manifesto futurista. O movimento futurista, porém, não se limitou à Itália e mais tarde surgiu em diversos países como a Rússia, o Brasil e outros países da Europa. Isto aconteceu pela facilidade em que ele poderia ser utilizado para propagandas, principalmente de cunho político.

O movimento Futurista era tanto artístico como literário, idealizado pelo poeta italiano Filippo Marinetti, era uma corrente que em suma desprezava qualquer padrão moral, tal como os valores, estes, deveriam permanecer no passado. Primava um paradigma estético vanguardista, ou seja, este deveria ser paralelo aos parâmetros da celeridade temporal. O Futurismo se encaixava bem nas propagandas e na política pois costumava engrandecer combates, criar heróis e luvar a força. Para que você possa saber um pouco mais sobre este artigo, umComo lhe apresenta Futurismo, o que é e como surgiu.

Também lhe pode interessar: Impressionismo - O que é e como surgiu

Índice

  1. Como surgiu o Futurismo
  2. Características do Futurismo
  3. O Futurismo no Brasil

Como surgiu o Futurismo

No primeiro manifesto Futurista, publicado em 1909, o slogan era "Liberdade para as palavras". Este slogan definia muito bem o movimento futurista, que era necessariamente a tentativa de abandonar os padrões e diretrizes artísticas, que valia tanto para a pintura quanto para a literatura. O movimento Futurista também tendia ofuscar a linha diferencial entre o que é design e o que é arte, o que é decorativo e o que é uma obra e abraçavam a propaganda (artística ou não) como uma forma de comunicação. Na imagem podemos ver a turminha do barulho futurista, mais conhecidos como os seus percursores.

O Futurismo se insinuou no âmbito de quase todas as formas de expressões artísticas, exceto talvez na música, onde alguns compositores começaram a adicionar barulhos e ruídos - principalmente de máquinas industriais - em suas composições, mas esta tendência dos ruídos não teve muito sucesso, ao menos naquela época. Foi também uma das primeiras formas de modernismo, mas o modernismo em si só viria a surgir mais tarde na história da arte. Entretanto, ele abominava o velho e cultuava o novo de tal forma que as vezes até tentava influenciar as pessoas, a partir das propagadas, à destruir os museus de sua cidade - como o black metal fazia com as igrejas - e fomentava a ideia de que a arte deve ser atual, contemporânea e vanguardista.

Futurismo - O que é e como surgiu - Como surgiu o Futurismo

Características do Futurismo

As artes futuristas rondavam pelas vertentes do idioma puro e popular, rompimento das regras tipográficas tradicionais e realização de jogos.

Características do Futurismo na Literatura:

O movimento Futurista talvez tenha sido mais forte na literatura e escrita, uma vez que ela também inclui as propagandas e slogans e não só a poesia. O Futurismo na literatura inovava pelo constante uso de figuras de linguagem, onomatopeias (palavras que imitam sons como a batida de porta, um bocejo, latido, por exemplo). Estes meios foram os que inspiraram movimentos como o Dadaísmo, mais posteriormente.

Características do Futurismo nas Artes plásticas:

A pintura futurista contém traços claramente notáveis do Cubismo e arte abstrata, mas a maneira em que as cores eram postas e a função das formas e traços nos quadros deixa sempre uma ideia de dinamismo. Procura-se também expressar o movimento dos objetos, desta forma podemos notar constantes "borrões" nos quadros futuristas, por exemplo: O artista futurista não quer captar locomotiva e sim o seu movimento e velocidade no espaço.

Dinamismo é a palavra ideal para definir a pintura futurista.

Características do Futurismo na Música:

Os compositores futuristas introduziam ruídos em suas obras, postas para acabar com a restrição da musica aos timbres, escalas e harmonias. Isto incluía a construção de novos instrumentos, estes, que não necessariamente produziam notas musicais.

Futurismo - O que é e como surgiu - Características do Futurismo

O Futurismo no Brasil

Já no Brasil o movimento Futurista ocorreu quase somente no campo da pintura. Oswald de Andrade e Anita Malfatti foram artistas futuristas brasileiros que conheceram pessoalmente o próprio Marinetti em suas idas à zona euro de 1912.

A Semana da Arte Moderna de 1922 foi claramente influenciada pelo Futurismo, o que se pode notar pela abstenção do passado e o culto futuro, ao novo. Esses artistas não desejavam adotar um modelo de futurismo, até por que o futurismo é contra estes modelos, e sim adotá-lo como plataforma de pensamento criativo para as suas obras, sempre valorizando a cultura nacional.

Veja também entre os nossos artigos sobre movimentos artísticos:

Futurismo - O que é e como surgiu - O Futurismo no Brasil

Se pretende ler mais artigos parecidos a Futurismo - O que é e como surgiu, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Futurismo - O que é e como surgiu