História da Arte

Qual a relação entre a arte e a história - história da arte

Qual a relação entre a arte e a história - história da arte
Imagem: artble.com

Ao longo do tempo, percebe-se que a existência do homem não se limita apenas à obtenção de instrumentos e meios que garantem a sobrevivência material. Analisando uma gama de civilizações humanas percebemos que diversas manifestações tentam sempre expressar uma ideia, um sentimento, uma razão ou qualquer outra coisa que não esteja relacionada somente com as necessidades anatômicas humanas. Geralmente, por detrás destes eventos é possível notar uma clara tentativa de expressão do modo em que se encara o mundo.

Esse conjunto de manifestações e eventos é o que chamamos de arte. Para a maioria das pessoas este conceito abraça qualquer ação que revele a forma em que o homem encara o mundo através da sua interpretação. Porém, o espaço em que a arte pode ocupar, o seu meio de exposição, nem sempre é o mesmo e também varia de acordo com a cultura de diferentes povos, inclusive alguns destes povos a arte estava entrelaçada com a política ou religião. Neste artigo, umComo explica qual a relação entre a arte e a história e fala um pouco sobre a história da arte.

A interpretação histórica da arte

Na opinião de alguns estudiosos, principalmente os de cunho histórico, o campo da arte em cada povo reflete os valores, crenças, costumes e até o modo de agir do mesmo. Aqueles que interpretam as obras notam em primeira instância um conjunto de evidências perceptíveis, das quais ele tenta relacionar com o período histórico que foi concebida. Quase todas as obras possuem estes traços. A partir deste ponto é que a arte pode ser interpretada com um olhar contextual histórico, em que ela pode ser decifrada através da obra.

Porém, é dever anunciar que a arte não está somente presa à questões temporais e histórica. Muitos concluem que ela é apenas um reflexo destas mesmas situações, que elas ditam a forma, querendo ou não, como o artista vive. O que é verdade, mas não se pode dizer que esta é a única função da obra de arte e seu estudo no campo histórico é muito mais complexo.

A história da arte

Ao estudar a História da Arte, o estudante ou pesquisador perceber-se-á diante de claras manifestações artísticas que não se encaixam totalmente na história da sociedade em que o seu autor vivia. Além do que não podemos eliminar completamente a personalidade do artista, uma vez que a sua obra não é só um reflexo da sociedade de seu tempo mas também das suas características individuais, a personalidade e a forma como ele próprio enxerga o mundo à sua volta.

O olhar entre a arte e a história muda quando acrescido de questões da atualidade. É o caso da arte contemporânea ou moderna, é mais difícil definir por estarmos vivendo neste período. O quadro da relação entre a arte e a história é mais facilmente analisado quando visto de longe.

Veja também, em nosso site, artigos mais detalhados sobre cada movimento artístico do século XX:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a relação entre a arte e a história - história da arte, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Eliane
Amei todo o conteúdo.
A sua avaliação:
Sávio Christi
Mano Nicolas, vim lhe dar os parabéns por seu trabalho.
Bom, abraços e até mais então!
Imagem: artble.com
Qual a relação entre a arte e a história - história da arte