10 dicas para book gestante caseiro - Fotos inspiradoras!

10 dicas para book gestante caseiro - Fotos inspiradoras!

A maternidade em si é algo especial que merece ser registrado. Junto com ela, há o período da gestação que é um momento inesquecível para qualquer mulher que já tenha passado por essa experiência. Uma maneira de guardar para eternidade é fazer um registro com ensaio fotográfico, serviço que nem sempre sai barato. Se você deseja registrar esses momentos sem contratar um profissional, o umCOMO selecionou 10 dicas para book gestante caseiro.

1. Como fazer um book sozinha: planeje-se

O primeiro passo para conseguir um book gestante caseiro legal é planejá-lo com um pouco de antecedência, isso fará toda a diferença no resultado final. Se você teve a ideia do book gestante no começo da gravidez, decida se esse registro será mensal, de uma maneira que você vai acompanhando as etapas do crescimento da barriga ou apenas nos últimos meses para exibir o barrigão.

Imagem: mamaeonline.com.br

2. Como tirar fotos grávida sozinha: equipamentos necessários

Apesar de o book ser caseiro, o ideal é que você tenha um parceiro ou amigo que tope te ajudar nessa missão, ideal se ele tem o mínimo de afinidade com a câmera e sabe pelo menos o que é um enquadramento. Assim você economiza tempo. De qualquer forma, considere arranjar uma câmera de qualidade. Hoje em dia até mesmo as câmeras de celulares mais modernos conseguem fazer bom cliques. Se você acha que a sua câmera não é boa o suficiente, considere pedir emprestado para alguém. Isso fará bastante diferença no resultado final.

Independente de ser câmera ou celular, um equipamento/acessório que fará toda a diferença na qualidade das fotos é o uso de um tripé, isso eleva as fotos a outro patamar. Mesmo no caso dos celulares, já existem acessórios que funcionam como um tripé exclusivo para celulares. Na falta de uma, saiba como improvisar um tripé para celular.

Quem já tem um pouco mais de prática, pode até apostar em um refletor. Se você não sabe como utilizar, nós aconselhamos o artigo sobre como usar um refletor de fotografia.

Imagem: rociodelavega.com

3. Book gestante: dicas de roupas

O figurino é uma parte importantíssima do book gestante. Não existe uma regra quanto às roupas para fotos gestantes, mas sim o bom senso. Lembre-se que o foco é destacar a mãe e a gestação, portanto, tops e vestidos esvoaçantes que marcam a barriga são uma boa pedida. As principais dicas são:

  • Cuidado com roupas muito estampadas e cores fortes se você vai fotografar dentro do quarto do bebê;
  • Prefira tons neutros;
  • Escolha pelo menos um look que deixe a barriga visível;
  • Menos é mais;
  • Jeans e camiseta regara também são uma opção!

De qualquer forma, o mais importante é vestir aquilo que se sente linda e confortável. Lembre-se que essa é uma lembrança que ficará para o resto da vida.

Imagem: estudiolove.com

4. Maquiagem e cabelo

Maquiagem sempre é bem vida se você é adepta. Só é importante tomar um pouco de cuidado com o exagero, já que isso pode ficar bem perceptível nas fotos, e também com a pele brilhante, evite. Rímel e corretivo são mais do que suficientes. Uma sugestão é apostar em uma maquiagem mais natural que valorize os seus traços e mostre a beleza radiante que as grávidas emitem nesse período.

Quanto aos cabelos, use-os naturais ou escovados, como se sentir melhor, contanto que estejam limpos e sem oleosidade aparente. Quem tem cabelos comprido pode usá-los para a frente dos ombros, esse é um truque dos books profissionais que valoriza o cabelo das modelos. O ventilador para dar o efeito de cabelos esvoaçantes está liberado!

Imagem: cabelosderainha.com.br

5. Book gestante no quarto do bebê

Se o quarto do bebê já está pronto, vale a pena utilizá-lo como cenário para algum dos cliques. O mais importante para qualquer foto que for tirada dentro de casa ou em um ambiente interno é prestar atenção na iluminação. Evite luz artificial e aposte em fotos onde o fotógrafo está posicionado de frente para a janela. Para garantir, observe a iluminação um dia antes em diferentes momentos do dia.

Paredes neutras também dão um ar mais profissional, atente-se a quadros, relógios e outros objetos que possam chamar mais atenção do que você deseja. Evite o flash ao máximo.

6. Como fazer um ensaio fotográfico de gestante: ambientes externos

Ambientes externos com paisagens bonitas como parques, praças, jardins e praias são mais do que bem vindos. Mas, para que eles tenham o efeito desejado, a iluminação é primordial. Para locações externas, recomenda-se aproveitar a luz do começo ou do final do dia, já que o sol a pino causa muita sombra e isso não sai legal na foto.

Sugestão: Como fazer fotos profissionais na praia

Imagem: infantil.inesquecivelcasamento.com.br

7. Conselhos para sair bem na foto

Por natureza, as grávidas emanam uma beleza esplandecente durante a gravidez e dificilmente alguém poderá considerar que você não saiu bem na foto. Mesmo assim, se você não tem muito confiança ou intimidade para aparecer na frente da câmera, aqui vão alguns conselhos:

  • Se você gosta do seu sorriso, não hesite em mostrar os dentes. Para aquelas que por algum motivo não gostam de sorris com os dentes, aposte em uma expressão suave e tente sorrir com os olhos;
  • Na dúvida, seja natural. Você não precisa inventar caras e bocas que não está acostumada;
  • Lembre-se de diversificar as poses;
  • Carão está liberado;
  • Repita o clique quantas vezes for preciso até gostar do resultado.
Imagem: beyonce.com

8. Tratamento das fotos e revelação

Todo book profissional tem as fotos tratadas em algum programa de fotos para corrigir imperfeições e finalizar os últimos detalhes. Mesmo que o seu book seja caseiro, também é recomendado tratar as fotos. Você pode fazer isso através de programas no computador ou até por aplicativos. Nossa sugestão é seguir os conselhos do artigo sobre como editar fotos profissionalmente.

Na hora de revelar, é importante que você já tenha alguma noção de como sai a qualidade daquela foto quando revelada. Para isso, principalmente no caso do uso de celulares, faça um teste de revelação antes de tirar as fotos para garantir que elas não sairão pixeladas ou com a qualidade baixa.

Para montar o book, você pode usar um álbum pronto ou confeccionar o seu próprio scrapbook personalizado e brincar com outros elementos e informações além das fotos.

9. Fotos gestantes criativas

As fotos de gestante podem seguir diferentes linhas editorais. Sempre existem algumas inspirações para a sua criatividade:

  • O pai pode aparecer em algumas fotos, mas reserve alguns cliques só para você;
  • Defina se você quer ter algumas fotos em preto e branco, nenhuma ou todas;
  • Inspire-se em ensaios de famosas para o seu;
  • Brinque com a barriga fazendo jogo de luz e sombra, em primeiro plano ou ângulos inusitados;
  • Pense em alguns acessórios que podem complementar a foto como sapatinhos de bebê, por exemplo.
Imagem: dicasdajapa.com.br

10. Como fazer um book caseiro de bebê

Após o nascimento, chega a hora de começar a registrar o crescimento da criança e também a sua relação com ele. E assim como no book gestante, você mesma pode fazer o book do bebê. Basta seguir as dicas do artigo sobre como fazer um álbum do primeiro ano do bebê.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 10 dicas para book gestante caseiro - Fotos inspiradoras!, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.