12 sambas famosos mais importantes de sempre

12 sambas famosos mais importantes de sempre

O Brasil é famoso pelo samba, gênero musical tradicional e que possui muitas variações, agradando a diferentes ouvintes. Para você conhecer um pouco mais sobre esse estilo de música, o umComo.com.br separou os 12 sambas famosos mais importantes de sempre para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a sua história e os seus principais artistas.

Passos a seguir:
1

O samba brasileiro é bastante rico e, muitas vezes, pode ser até mesmo confundido com outros ritmos, já que possui diferentes variações, como é o caso do samba de roda, samba de terreiro, samba de partido alto, samba de gafieira, samba de enredo, samba-rock e muitos outros. Por isso, escolher entre os 12 sambas famosos mais importantes de sempre não é uma tarefa simples.

2

De qualquer forma, é possível citar como o primeiro da lista a canção Se Você Jurar, de 1931, de Ismael Silva, Francisco Alves e Nilton Bastos. Esse samba foi um marco da história do gênero, já que simboliza a sua transformação em um estilo urbano e carioca, com características sonoras usadas até hoje. Adeus Batucada, de Sinval Silva, composto em 1935, é o segundo da lista dos sambas mais famosos do país. Ficou imortalizado na voz de Carmen Miranda ao lado de Mário Reis, sendo que foi essa artista a primeira cantora brasileira a dar valor ao estilo, o que fazia desde a década de 20.

3

Em 1936, surgiu outro clássico, A Dama do Cabaré, do famoso Noel Rosa, no qual o compositor fala sobre o primeiro encontro que teve com o seu grande amor, Ceci. Originalmente, a canção foi gravada por Orlando Silva e integrou a trilha sonora do filme Cidade Mulher. A quarta música da lista é outro sucesso, Se Acaso Você Chegasse, feita em 1938, por Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins. Lupicínio é um sambista de destaque entre os compositores do gênero.

4

Antonico é outro samba clássico brasileiro, também do já citado Ismael Silva, que o compôs em 1950. No entanto, aqui o samba ganha mais uma característica, a intimista, mostrando uma nova fase do estilo e revoluciona-o. Desse mesmo período, é possível destacar a música A Flor e o Espinho, de 1957, composta por Nelson Cavaquinho. Esse samba, sexto da lista, assim como outras do mesmo artista, possuem muita simplicidade e poesia.

5

Voltando aos sambas mais animados, é possível destacar Trem das onze, que surgiu em 1964 por meio do compositor Adoniran Barbosa, também humorista, que colocou nas suas canções muita irreverência. Dessa forma, se tornou o pai do samba paulista. A canção Alvorada, datada de 1974 e de responsabilidade de um dos maiores sambistas do país, Cartola, é a nona da lista. Entre os sambas mais importantes também não podem ficar de fora alguns dos principais sambas-enredo.

6

Como nona da lista, entra a música É hoje o dia, feita em 1982, para o desfile de carnaval da escola de samba União da Ilha do Governador. Além de ser um dos mais famosos sambas do Brasil foi o mais regravado da história do Carnaval. Naquele ano, a escola homenageou a obra do cartunista Lan, que sempre retratou a alegria do evento em seu trabalho. Outro samba-enredo que fez história foi Sonhar Não Custa Nada! Ou Quase Nada, criado em 1992 por Paulinho Mocidade, para o desfile da escola de samba Mocidade de Padre Miguel.

Veja também: 60 frases pesadas e famosas

7

Na décima primeira posição da lista está o samba-enredo Atrás da Verde e Rosa só não vai quem já Morreu, composta em 1994 para o desfile da Mangueira, que se tornou um grande clássico. A versão mais famosa começa nas vozes dos cantores Caetano Veloso, Gal Costa, Bethânia e Gilberto Gil. Por fim, na décima segunda da lista está o samba-enredo da Salgueiro, em 1993, Explode Coração. A música conta a história da viagem feita entre as capitais Belém e Rio de Janeiro, a bordo do vapor Itapé.

Veja também: As melhores frases de Carnaval

8

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o samba, aprenda a dançar este gênero musical com nossas dicas:

  • Como aprender a sambar

Se pretende ler mais artigos parecidos a 12 sambas famosos mais importantes de sempre, recomendamos que entre na nossa categoria de Música.