Partilhar

5 conselhos para cuidar da sua voz

Por Luís Costa. Atualizado: 16 janeiro 2017
5 conselhos para cuidar da sua voz

Aqueles que utilizam a sua voz diariamente como ferramenta profissional: professores, cantores, jornalistas, oradores, etc. devem ter especial atenção na hora de cuidar do seu aparelho fonador. Se não o fizer, pode surgir a temida afonia que impede de exercer normalmente a atividade quotidiana. Mesmo que não faça parte deste grupo, pode seguir alguns truques para conservar a sua voz e falar de forma mais clara. A umComo.com.br lhe apresenta 5 conselhos para cuidar da sua voz.

Também lhe pode interessar: Como cuidar da voz antes de cantar
Passos a seguir:
1

Evite falar e gritar em ambientes com muito ruído ou contaminados por fumo, falta de ventilação... A afonia pode aparecer se as cordas vocais ficarem inflamadas.

2

Fumar pode produzir uma rouquidão permanente devido à inflamação crônica da laringe. Assim, se utiliza a sua voz como ferramenta de trabalho, deve deixar de fumar.

3

Deve respirar corretamente: uma boa respiração é feita pelo nariz, de modo a aquecer o ar e utilizar o diafragma. A respiração do diafragma permite inspirar mais ar e, desse modo, falar ou cantar com mais clareza e facilidade sem cansar o aparelho fonador e sem o perigo de ficar afônico.

4

Se tem que falar muito, deve beber água em pequenas quantidades, de modo a manter a laringe hidratada.

5

Evite as correntes de ar, seja evitando a exposição a zonas em que o ar passe de maneira direta, seja usando cachecóis ou lenços que cubram o pescoço.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 5 conselhos para cuidar da sua voz, recomendamos que entre na nossa categoria de Música.

Escrever comentário sobre 5 conselhos para cuidar da sua voz

1 comentário
Anísia
O que devo fazer para atingir as notas agudas? Como respirar nas notas baixas e agudas?

5 conselhos para cuidar da sua voz
5 conselhos para cuidar da sua voz

Voltar ao topo da página