Como aprender a rimar

Como aprender a rimar
Imagem: medicina.furg.br

Parece que frases que rimam fazem mais sentido, não é mesmo? Neste artigo umComo.com.br apresentamos-lhe técnicas de como aprender a rimar, para que sua escrita fique mais harmoniosa e surpreenda todos à sua volta. Você fará sucesso nas aulas de Português, poderá compor letras de música ou belos poemas para conquistar uma menina. Pode parecer complicado mas não é, e se você continuar lendo descobrirá os truques certos para rimar sem problemas!

Passos a seguir:
1

Para aprender a rimar você terá de conhecer bem sua língua ou a língua na qual pretende rimar. Isso o ajudará a ter mais vocabulário e a fazer rimas corretas.

2

No começo será mais fácil se você escrever suas rimas em vez de improvisar oralmente, pois o exercício da escrita permite-lhe memoriar melhor as palavras que rimam umas com as outras.

3

Nas rimas você deve usar palavras homófonas, ou seja, que se escrevem de maneira diferente mas que soam igual (por exemplo: concerto e conserto), ou homônimas, que se escrevem igual e soam igual (por exemplo: "são" de saudável e "são" do verbo Ser).

Imagem: pequenos-jornalistas.blogs.sapo.pt
4

Há quem diga que é mais fácil rimar com verbos no infinitivo, mas isso dá origem a rimas muito óbvias, chamadas de "pobres". O ideal é que você consiga rimar com palavras inesperadas e de terminação igual, que façam sentido na frase.

5

As rimas são geralmente escritas em verso, e para que sejam bem sucedidas você terá de conhecer os tipos de rima, de acordo com as combinações que são possíveis realizar.

  • Rima cruzada ou alternada: o primeiro verso rima com o terceiro, e o segundo com o quarto, modelo ABAB;
  • Rima interpolada ou intercalada: o primeiro verso rima com o quarto, e o segundo com o terceiro, modelo ABBA;
  • Rima emparelhada: o primeiro verso rima com o segundo, e o terceiro com o quarto, modelo AABB;
  • Rima encadeada ou interna: rimam as palavras que estão no fim do verso e no interior do verso seguinte, modelo ABA/BCB/CDC.

Existe ainda um outro tipo de rima em que apenas dois versos rimam: o segundo e o quarto verso, ou o primeiro e o terceiro.

6

Pegue em uma folha e uma caneta e comece praticando suas rimas, se baseando em um tema. Tente manter mais ou menos a mesma quantidade de palavras em cada verso, para que eles não fiquem complexos ou longos demais.

Imagem: mreston.wordpress.com
7

No momento em que lhe faltarem palavras para rimar, você pode recorrer a sites que sugerem palavras, como o "Palavras que rimam" e o "Rimador". Tente utilizar essas ferramentas apenas em uma fase inicial, para aumentar seu léxico.

8

Pratique muito suas rimas escritas e assim você conseguirá conhecer cada vez mais palavras que ficam bem juntas e memorizar mais facilmente as que rimam.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aprender a rimar, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Conselhos
  • Faça uma lista com suas palavras preferidas que rimam.
  • Mostre suas rimas aos seus amigos e lhes peça uma opinião.
  • Leia poemas e rimas para se inspirar e ter mais ideias.