Como aprender a tocar violão em casa

Como aprender a tocar violão em casa
Imagem: groupon.com.br

Você se pergunta como aprender a tocar violão em casa? Nós em UmComo.com.br podemos te ajudar a aprender este instrumento sem sair de casa. Se você deseja aprender tocar violão em casa, mas não sabe nem ao menos por onde deve começar, confira algumas dicas importantes para que você consiga atingir este objetivo. Este texto será como o empurrãozinho que você precisa para começar a tirar as primeiras notas em seu violão.

Por onde começar?

Primeiramente, você irá precisar de:

  • Um violão;
  • Tempo disponível para o estudo do instrumento;
  • Determinação e força de vontade!

Com estes três itens, você pode começar a desenvolver métodos de estudo e praticar os primeiros acordes no violão.

Dica: Confira como improvisar um capotraste nesse artigo do umCOMO!

Imagem: vaicomtudo.com

As partes do violão

Depois disso é preciso que você passe a conhecer o instrumento com que está lidando, as partes que o compõe e como devem ser utilizadas. Para isto observe atentamente e reconheça as partes de seu violão na imagem.

Depois disso você deve aprender a afinar seu instrumento, as cordas devem ser afinadas na altura certa, você pode utilizar um afinador (compre um em uma loja de instrumentos musicais) ou ir afinando corda por corda por meio da comparação com a corda de baixo. Pesquise na internet e aprenda a melhor forma de realizar a afinação de seu instrumento. Para que o seu violão seja tocado com qualidade e possa agradar os ouvidos de quem te escutar, é preciso afiná-lo corretamente.

O violão é composto por 6 cordas, elas são respectivamente: mi, lá, ré, sol, si e mi. O mi mais grave corresponde a sexta corda do violão (a corda de cima), logo abaixo vem a corda que corresponde a nota lá e as outras notas descritas acima.

Depois de concretizado os passos anteriores você deve começar a conhecer as cifras, elas são representadas por meio símbolos gráficos que indicam onde seus dedos deverão ficar para realização dos acordes. Acordes são um conjunto de três notas que se harmonizam entre si, as músicas são feitas por vários acordes que, tocados simultaneamente, compõe uma linda melodia.

Imagem: jolusifm.blogspot.com.br

Como treinar e praticar o violão?

Existem vários sites que ensinam as notas e os acordes de violão. Você pode aprender a tocar violão facilmente pela internet, veja vídeos no Youtube, pesquise e encontre apostilas online!

Sugestões de apostilas de violão para iniciantes disponibilizadas online:

  • http://www.allansales.com.br/Apostila%20Violao%20(versao%201).pdf
  • http://pt.slideshare.net/gilmardamiao/apostila-com-instrues-prticas-e-bsicas-para-violo-e-guitarra-iniciantes-por-gilmar-damio-10921163
  • http://www.primeirosacordes.com.br/viol-o-iniciante/apostila-de-viol-o-gratis

Além destes, você pode encontrar diversos conteúdos interessantes sobre o aprendizado de violão na internet.

Imagem: cursosartmaia.blog.terra.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aprender a tocar violão em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Música.

Conselhos
  • Gostou das dicas? Já começou a aprender violão em casa? Comente e conte-nos sobre as dificuldades que vem enfrentando para aprender este instrumento!