Como aproveitar as velas velhas

Como aproveitar as velas velhas
Imagem: blogmanualidades.com

Muitas vezes se você dá um uso frequente às velas, elas podem perder sua bonita aparência ou inclusive perder seu pavio ou mecha, pelo que é preciso descartá-las. Se você tem um montão de velas usadas em sua casa e não sabe o que fazer com elas, tome nota. Em umComo.com.br ensinamos você a aproveitar suas velas velhas. Siga estes passos simples e você poderá reutilizar suas velas, criando um ambiente sensacional em sua casa.

Passos a seguir:
1

Junte todas seus as velas velhas. Se não tiver em casa, peça a familiares ou amigos. Todas elas servirão, tenham muita ou pouca cera.

2

A seguir, pegue em uma frigideira ou panela para derreter a cera. É recomendável que o utensílio de cozinha seja velho, pois a cera restante será mais difícil de eliminar. Por outro lado, tente que tenha um cabo longo, pois mais tarde você deverá despejar a cera.

Imagem: fabricaldreams.wordpress.com
3

Se as velas forem compridas, corte-as em pedaços, se forem pequenas coloque-as diretamente na frigideira. Depois, deixe derreterem em fogo baixo e com uma colher de madeira vá mexendo até que a cera tenha derretido completamente.

4

Enquanto as velas estiverem derretendo, prepare um recipiente ou contêiner, pois você despejará a cera nele e criará uma nova vela. Um simples copo pode servir.

5

Pegue um lápis velho, uma pinça ou um objeto similar - deve ser redondo e comprido - e coloque-o em cima do recipiente onde fará sua vela. Depois, coloque o pavio - ou mecha - na parte central do recipiente. Para que se mantenha ereto prenda-o no lápis com fita adesiva.

Imagem: creacionesartisticas-marie.blogspot.com
6

Quando tiver o recipiente preparado e a cera estiver derretida, despeje-a nele e deixe-a secar - pode demorar horas até que endureça completamente, tenha paciência. Lembre-se de deixar um pouco de cera na frigideira, pois você irá utilizá-la posteriormente.

7

Volte a derreter a cera restante que ficou na frigideira e, a seguir, despeje no recipiente por cima da cera anterior. Como no passo anterior, deixe esta cera extra endurecer. Você terá uma vela em camadas, você pode brincar com diferentes cores.

Imagem: nuezdemacadamia.blogspot.com

8

Uma vez que estiver seca retire o lápis velho. A cera terá endurecido ao redor do pavio e você já terá uma nova vela pronta para usar.

Imagem: ellashoy.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aproveitar as velas velhas, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Conselhos
  • Caso você utilize uma panela para derreter a cera, é aconselhável não fazê-lo diretamente. Coloque uma lata ou outro recipiente no interior da panela e ponha as velas nele. Assim você evitará manchar o utensílio com a cera.
  • Se o recipiente for bonito, você pode deixar a vela nele ou tirá-la.
  • Se não conseguir retirar a vela do recipiente, coloque-a no congelador entre 5 e 10 minutos. Com isso você conseguirá que a cera descole das paredes do recipiente e poderá tirá-la mais facilmente.
  • Se quiser, você pode decorar sua vela nova com flores ou areia. Faça uma vela original e bonita!