Como bordar lantejoulas

Como bordar lantejoulas
Imagem: eatsleepdenim.com

Se você quer dar nova vida a uma roupa ou até personalizar uma peça, o bordado com lantejoulas é uma ótima opção. Essa tendência tem ganho cada vez mais fãs nos últimos anos e é comum ver roupas personalizadas com esta técnica nas vitrines. As lantejoulas podem ser encontradas em boas lojas de armarinho e decoram muitos tipos de fantasias, desde balé até circo. Este pequeno material é muito versátil: permite fazer flores simples, motivos abstratos ou geométricos ou criar pequenos detalhes em roupas sem graça. Se deseja criar algo único para si ou até fazer uma fantasia para seus filhos, é hora de pegar na agulha e investir nesta habilidade útil e intemporal. Sem gastar muito dinheiro, aprenda como bordar lantejoulas neste artigo umComo.

Vai precisar de:
  • Lantejoulas
  • Tecido
  • Linha
  • Agulha
  • Ferro a vapor ou pano úmido (opcional)
Passos a seguir:
1

Comece por fazer o desenho no tecido para uma maior precisão no bordado. Se pretende bordar letras ou nomes, siga esse link. Para bordar lantejoulas, vai precisar de uma linha adequada - deve ser fina e resistente. Pode usar linhas de seda ou algodão, mas uma de poliéster é mais resistente e melhor para este efeito. Combine a cor da linha com a cor das lantejoulas. Se usar linha da cor do tecido a costura ficará mais evidenciada e dará mais contraste.

2

Depois de escolher o tipo de lantejoula que vai usar (podem vir em várias formas como círculos, flores e estrelas), pouse-a em cima do tecido. Tenha atenção à posição em que a coloca para que fique como você deseja.

Imagem: ninimomo.com
3

Atravesse o tecido com a agulha e passe-a pelo buraco no centro da lantejoula. Deixe sempre muita linha de sobra no outro lado do tecido.

Imagem: ninimomo.com
4

Volte para o lado de baixo do tecido passando a linha por cima da lantejoula e enfiando-a pela lateral.

Imagem: ideas.stitchcraftcreate.co.uk
5

Amarre as pontas da linha, criando um nó apertado e seguro.

Imagem: prettyprudent.com
6

Pode passar à lantejoula seguinte. Quantas mais fizer, mais rápida se tornará a sua técnica, uma vez que vai memorizando os movimentos.

7

Para criar carreiras de lantejoulas e bordar mais rapidamente, pode costurá-las sem qualquer nó entre elas, passando a agulha e prendendo umas nas outras. No entanto, este método não é tão seguro e não garante que elas não soltem.

Imagem: transientexpression.com
8

Se acha que bordar não é para você, pode usar colas próprias para tecido e colar as lantejoulas diretamente na roupa. O acabamento não fica tão sofisticado quanto o bordado tradicional e a sua durabilidade é muito menor, pois pode soltar durante as lavagens ou em atrito com outras peças.

Imagem: brit.co
9

Agora que sabe como aplicar lantejoulas, confira essas dicas de fantasias caseiras de Carnaval e dê asas à sua criatividade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como bordar lantejoulas, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Conselhos
  • Quando escolher, não opte por lantejoulas baratas. As mais caras são mais resistentes e não desbotarão com tanta facilidade.
  • Para esconder a linha, borde a lantejoula com uma conta furada no centro. Esta técnica confere uma dimensão interessante à lantejoula, criando um efeito diferente.
  • Quando terminar, alise o bordado passando-o (do avesso) com um ferro a vapor ou um pano umedecido.