Como calcular as batidas por minuto (BPM) de uma música

Como calcular as batidas por minuto (BPM) de uma música

Gosta do tradicional e é um DJ no poder? Então o que tem de ter é um mixer, um gira-discos e uma grande pilha de discos. Uma das coisas que poderá fazer é colocar duas músicas, mas por vezes nem sempre coincidem devido a terem diferentes batidas. O que precisa para fazer isto, é de descobrir quais são as batidas por minuto (BPM) de cada canção e, de seguida, mover o regulador de velocidade ou o pitch para colocar ambas as músicas à mesma velocidade. Se quer saber como calcular as batidas por minuto de cada música, veja o seguinte artigo de umComo.com.br.

Vai precisar de:
  • Cronômetro
  • Fones
  • Alguns discos
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que tem de fazer para calcular as batidas por minuto (BPM) de uma música, é ouvir a música através de uns fones e ter atenção às batidas que a bateria dá. Tem que isolar este som do resto dos instrumentos que se ouvem e da voz do cantor. Se é novo no mundo dos DJ's, tente primeiro com versões instrumentais da música, se estiverem disponíveis. Isto normalmente torna as coisas muito mais simples.

2

Uma observação que pode ter na música moderna como o hip hop, funk, house, etc, é que a maioria das batidas da bateria têm um compasso de 4 x 4, o que significa que cada compasso tem quatro tempos. Por isso, saberá que cada volta tem 4 tempos marcados por dois baixos e dois toques no chimbau, baixo, prato, baixo, prato, etc.

3

Agora, pegue num cronômetro com uma mão e pressione o botão de play com a outra. O que tem de fazer é pressionar os dois botões ao mesmo tempo e começar a contar, mas em vez de contar os compassos de quatro, continue a contar cada batida do tambor ou baixo que ouça: um, dois, três, quatro, cinco... De certeza que sabe quando se deve contar um tempo. Cada vez que marcar o tempo com a cabeça de cima para baixo conte como um.

4

Pare a contagem quando o cronômetro marcar 15 segundos. Agora que sabe que nesses segundos eram, digamos, 23 batidas, deve multiplicar este número por quatro, assim obterá o número de batidas por minuto ou BPM. Para o nosso exemplo seria, 23 x 4 =92. O que significa que a nossa música tem 92 BPM.

5

Por fim, certifique-se de realizar este processo mais de uma vez por música, isto porque há a possibilidade de encontrar diferenças nos resultados. Algumas vezes poderá obter 92, de seguida 91 ou também 93. Certifique-se de confirmar no mínimo duas vezes para cada medida.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular as batidas por minuto (BPM) de uma música, recomendamos que entre na nossa categoria de Música.

Conselhos
  • A maior parte das músicas do gênero hip hop está entre as 88 e 112. O house costuma estar entre as 112 e 136.
  • Algumas máquinas podem calcular o BPM mecanicamente e são muito mais precisas. Além disso, alguns mixers vêm já com este dispositivo instalado.
  • Uma grande ajuda para qualquer DJ é escrever o BPM de cada música na sua respectiva etiqueta e ordená-los do maior para o menor. Desta forma saberá por que ordem os colocou.
  • Tenha em mente que a mistura não é o único caminho para combinar duas músicas, pode cortar uma e ir para a seguinte com um espaço entre elas, desta forma as músicas não têm de coincidir necessariamente com o BPM.
  • Não misture músicas que tenham mais de 5 BPMs de distância entre si e misture sempre de baixo para cima, ou seja, subindo sempre o BPM (a menos que esteja a começar um novo grupo de músicas).