Como cantar bem e afinado

Como cantar bem e afinado
Imagem: skillspong.com

Todo o mundo gosta de cantar, por isso que os programas de televisão e concursos de música são tão populares. Cantar é uma atividade que nos torna mais bem-dispostos e nos proporciona bons momentos, no entanto cantar para outras pessoas nem sempre se revela uma boa experiência porque, regra geral, muitos de nós não sabemos cantar. Ao contrário do que se pensa, ninguém nasce sabendo cantar bem, é uma capacidade que se adquire com mais facilidade ou com menos dependendo das pessoas e do seu timbre de voz. Neste artigo de umComo.com.br ensinamos-lhe como cantar bem e afinado.

Passos a seguir:
1

Para cantar bem e afinado é necessário conhecer bem os vocalizes, pois são eles que nos indicam as notas que devemos cantar, de forma a não sair do tom. Estude música e familiarize-se com alguns instrumentos de forma a facilitar esta etapa.

2

De forma a manter as cordas vocais bem hidratadas e conseguir cantar no tom certo, beba muita água. Cantores, atores, professores e outros profissionais que esforçam muito sua voz sabem que essa é uma regra de ouro, ou arriscam-se a danificar suas cordas vocais e perder a voz.

Imagem: adriananutricionista.com.br
3

Antes de começar a cantar, deve também preparar a voz produzindo vários sons graves e agudos. Isso irá fazer com que suas cordas vocais aqueçam e se preparem para o exercício de canto.

4

Outro aspeto muito importante a ter em conta é a respiração. Treinar a respiração irá permitir-lhe manter uma nota musical por mais tempo sem perder as forças nem a qualidade do canto. A respiração deve ser feita a partir da zona abdominal ou diafragmática. Ou seja, quando você respira, deve "encher a barriga de ar" e não o peito. A melhor forma de treinar isso é fazendo exercícios de respiração deitado.

Imagem: ncsdobrasil.com
5

Enquanto estiver cantando, será útil se pedir a opinião a alguém ou gravar a sua voz. Esse truque permitirá que, depois do canto, você se possa ouvir e perceber como soa a sua voz cantando. Avalie o som e pratique os aspetos que ainda não estão aperfeiçoados, como a afinação ou ritmo.

6

Um dos erros mais comuns de quem canta sem formação é esforçar demasiado a garganta durante o canto. Existem técnicas para cantar de forma afinada sem ser "pela garganta", ou seja, sem colocar tensão nela. Essas técnicas são complexas, estão relacionadas com a respiração e a melhor forma de as aprender será com a ajuda de um professor de canto.

Imagem: corposaun.com
7

Para cantar bem, você terá também de descobrir o tom no qual se sente mais confortável: com os graves ou com os agudos? Isso está relacionado com o nosso timbre de voz, por isso é normal que não consiga cantar bem as músicas mais agudas ou as mais graves, é porque simplesmente sua voz não permite.

8

Para descobrir se seu timbre é mais grave ou agudo será necessário ter alguns conhecimentos prévios de educação musical. Cante músicas de vários artistas e descubra quais são mais mais fáceis para si e quais consegue cantar na totalidade sem sentir que lhe está faltando a voz ou que não consegue atingir determinado tom. Pode fazer isso num karaokê ou recorrendo a jogos de consola que permitam cantar vários temas.

Imagem: bourboncowboy.com
9

Enquanto cantar, deve projetar sua voz, de forma a que ela saia clara, limpa e possa mostrar todo o seu potencial. Isso não significa gritar, pelo que deverá aprender primeiro como colocar a voz.

10

Estas são algumas noções de como cantar bem e afinado, porque o exercício de cantar é algo complexo, que demora muito tempo, por vezes anos, e depende muito da prática. De forma a aprender a cantar aconselhamos que recorra a um professor, pois ele é a pessoa indicada para o orientar, ou assistir a vídeos no youtube que ensinam como aprender a cantar sozinho.

Imagem: inglescommusica.net

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cantar bem e afinado, recomendamos que entre na nossa categoria de Música.