Como compor um rap

Como compor um rap

O rap é um gênero musical que surgiu no final dos anos 1970 e início dos anos 1980 em Nova York, nos Estados Unidos. Atualmente, é um gênero admirado por milhões de pessoas por todo o mundo. Se você é fã da rap e está considerando criar o seu, certamente já sabe que essa não é uma tarefa fácil. As rimas sobre uma base pré-feita no ritmo certo, o vocabulário variado, o gancho perfeito e tudo o que o gênero implica são coisas difíceis de conseguir. No entanto, o umComo dá umas dicas para tornar sua missão mais fácil e fazer de você um rapper, mesmo que não seja o próximo Eminem. Continue lendo para saber como compor um rap.

Passos a seguir:
1

Vocabulário

Se quer compor um rap interessante, é essencial apostar no seu vocabulário. Para que o seu inclua palavras variadas e originais, é essencial que você faça uma busca. Ter um bom leque de palavras é essencial para fazer boas rimas e evitar que todos os seus versos terminem em "ar". Ler notícias, artigos e livros bem redigidos é uma excelente forma de conseguir este conhecimento.

Sua dicção também deve ser treinada, procurando sempre enquadrar as palavras no ritmo da música. Ler peças de Shakespeare alto pode ser uma boa forma de treinar essa capacidade.

Dica: Sempre que encontrar uma palavra cujo significado é estranho para você, pesquise no dicionário e anote em um caderninho.

2

Inspiração

Outro requisito essencial para compor um rap é um objetivo geral ou um tema. A mensagem deve ser algo que capte a atenção de quem ouve sua música, pelo que procure encontrar algo que seja importante na sua vida.

Qual é a mensagem que você quer passar? Que temas o apaixonam? Procure ser realista ao escolher o tema da canção para que mais pessoas a possam sentir da mesma forma que você.

3

Letra

O próximo passo é começar escrevendo a letra. O processo criativo pode surgir a qualquer momento, providenciando inspiração quando você está no trabalho, no banheiro ou até dormindo. Escreva o que passar pela sua cabeça, mesmo que não seja formulado de forma perfeita. Não esqueça que você pode sempre polir e editar suas letras mais tarde.

Invista algum tempo na redação do gancho. O gancho é a parte mais importante da canção, umas vez que é a que fica na cabeça das pessoas, facilitando o reconhecimento do tema. Mesmo no rap, o refrão é muito importante para tornar sua música mais memorável. Essa pode ser a parte mais difícil de escrever de toda a canção, mas não se sinta desencorajado até conseguir um gancho suficientemente bom para grudar na cabeça das pessoas.

4

Memorize

Depois de ter a letra toda escrita, polida e editada, é hora de memorizá-la. Você deve saber toda sua letra de cor antes da gravação, para que as palavras fluam naturalmente ao invés de ser notório que você está lendo um papel.

Se desejar, pode memorizar as letras com a dicção ritmada que pretende. No entanto, isso pode ter de ser alterado mais tarde para coincidir com o batida base.

5

Letra e música

Depois de memorizar a letra do seu rap, é hora de combinar a letra e a música. Para isso, você necessita de arrumar um software de edição de áudio como o Audacity. Saiba como usar o Audacity nesse artigo. Esse é um bom programa para iniciantes. Se você está usando um Mac, pode usar o programa Garage Band que já vem com o sistema.

Escolha uma batida (ou beat) interessante para a sua música. Pode buscar batidas no youtube ou usar uma distribuidora como a Beat brokerz. Adapte as suas letras à batida que escolheu de forma a que soe natural e compassado.

Nota: Numa fase mais avançada, pode apostar em programas pagos mais avançados como o Audio Audition.

6

Gravação

Para fazer a gravação, você necessita de ter um microfone. Coloque a batida rolando no Audacity e, depois de vários ensaios bem sucedidos, comece a gravação. A batida deve estar baixa para que você se consiga ouvir, você pode aumentar o volume mais tarde com o programa. Não se esqueça de rappar com emoção para evitar parecer um robô que ninguém quer ouvir. Dê o seu máximo!

Dica: Repita a gravação duas ou três vezes. Isso vai fazer com que você tenha mais escolha e possa optar pelos melhores versos.

7

Persistência

Seja persistente na sua tarefa. Ninguém se tornou um rapper famoso do dia para a noite, por isso invista na sua paixão para conseguir alcançar seu sonho!

8

Agora que já sabe como compor um rap, dê uma olhada nesses artigos sobre música e fique inspirado:

  • Como aprender a tocar violão em casa
  • Como afinar a voz para cantar bem

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como compor um rap, recomendamos que entre na nossa categoria de Música.