Como compor uma música

Como compor uma música

Ainda que pareça que a arte da composição esteja ao alcance só de poucos, a realidade é bem diferente. Não são necessários grandes meios nem um talento deslumbrante para materializar aquela canção que você tem em mente. Faça-o de uma forma ordenada e não desanime se a primeira versão não for a que esperava. Fazer uma música com bons acabamentos pode ser altamente gratificante, e só o hábito faz o profissional.

Passos a seguir:
1

Primeiro você deve decidir, da mesma forma que quando escreve uma história, o tema sobre o qual vai tratar. Não faça algo genérico, pense qual é seu objetivo ao compor: dar um presente ao parceiro(a), impressionar em um evento, começar uma demo, entre outros. Se você se dirigir a um grande público, provavelmente será diferente de se imaginar para uma audiência pequena (de estilo íntimo). Limitar-se neste aspecto ajudará você a concentrar os esforços.

2

Não faça algo muito carregado no início. Tente simplificar e sintetizar ao máximo. A estrutura deve ser clara e definida, sem redundâncias. Só assim poderá ser entendida e chegará a quem a escutar.

3

Escreva a letra. Agora que você sabe sobre o que escrever, inspire-se, peça ajuda a seus amigos, tome como base antigos poemas (cuidado com os direitos autoriais), etc. Se, além disso, perceber que é capaz de incorporar o tom e algumas partes da melodia nesta fase, melhor ainda. Mas nem todo mundo tem tanta bagagem ou facilidade musical para fazer isso, de modo que não se preocupe se agora não sair nada. Faça a letra tranquilamente.

Imagem: vestibular.blogs.unipar.br
4

Pense e decida que instrumentos acompanharão as vozes. Escolha-os bem, os que sejam realmente necessários. É mais fácil começar com um kit básico e não organizar muitos componentes. Além disso, esteja certo de que não se sobrepõem com as vozes, estas devem ser ouvidas claramente.

5

Decida também se quer incluir coros na composição. Talvez você tenha amigos que queiram colaborar com seu projeto e se animem a cantar com você, é uma boa ideia sempre que se adapte bem à canção e não soe forçado. Neste caso, a quantidade não garante a qualidade.

6

Grave. Se não tiver um estúdio próprio ou o de um amigo, e se não quiser gastar dinheiro com aluguel, o melhor que você pode fazer é tirar o máximo proveito das ferramentas de que dispõe. Existem ferramentas como o GarageBand (Mac) ou o Pró Tools (para usuários de nível médio-avançado), que lhe permitirão fazer bom proveito de sua criação.

Imagem: estudioemcasa.com.br
7

Quando se cria algo é preciso ver se funciona, rever e corrigir tudo aquilo que não se gostar para melhorar até que ela convença, a você primeiro e depois às suas amizades. Ou seja: ânimo e constância neste processo! Trabalhe até ficar satisfeito.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como compor uma música, recomendamos que entre na nossa categoria de Música.

Conselhos
  • Estude suas canções favoritas para pegar aquele elemento em comum de que gosta nelas. Explore sua criatividade na hora de escrever e peça conselhos a especialistas em edição e mistura de produções para obter um melhor resultado.