Como compor uma música de funk

Como compor uma música de funk

Desde que o homem encontrou a forma de fazer ritmo, ao bater um pequeno graveto em um tronco qualquer, desde então, o homem compõe música. E por mais que os processos tenham evoluído, assim como os ritmos e estilos, a criação de melodias e letras, nada mais é do que uma forma de nos expressarmos através da música.

O funk se tornou um dos ritmos mais populares no Brasil, e alguns hits fazem muito sucesso até fora do país. Muitos funkeiros possuem dicas próprias para criar as suas músicas, e aqui o UmComo separou para você, algumas dicas de como compor um funk de sucesso. Continue lendo!

Passos a seguir:
1

O primeiro passo é arrumar a batida. Pensar em um ritmo contagiante e que seja bem dançante. Esse é o ponto principal de uma música de funk: a batida.

2

O segundo passo é trabalhar as rimas, procure fazer uma lista com palavras que sejam fáceis de rimar, e que você goste para poder combiná-las em frase depois.

3

Trabalhe com uma estrutura. Toda música possui uma estrutura que são compostas por: Introdução, estrofe, refrão e a ponte. Embora não necessariamente elas precisam seguir uma ordem, basta saber que o refrão é a parte mais importe. É o que as pessoas aprendem mais rápido e o que costuma grudar mais na cabeça.

4

A pronúncia das palavras deve ter algum sotaque, e nem precisam ter o português 100% correto. Algumas letras na hora de falar podem mudar de som, isso é tipicamente normal dentro das músicas de funk, por exemplo: na letra estará escrito moleque, mas você vai cantar “mulequi”.

5

Outro ponto importante são as repetições. No estilo funk, existem muitas repetições, que é o que torna a “Música chiclete”, aquelas que grudam na cabeça mesmo. Se isso acontece, é sinal de que você é um bom compositor de funk.

6

Conheça vários tipos de música, elas podem ser ótimas inspirações para você, pesquise muito sobre harmonias, para deixar a melodia da sua música ainda mais técnica e melhor. A técnica musical ajuda na hora de compor uma melodia que fique boa, e no caso do estilo funk, bem dançante.

7

Na hora de escrever as letras, pense em algo que te anima. Apesar de algumas letras de funk serem um pouco grosseiras ou até meio rebeldes, a grande maioria delas é sobre animação. Balada, boate, noitadas e mulheres dançando, coisas desse tipo.

8

Crie um equilíbrio entre as rimas, as repetições e a variedade, embora as repetições sejam o ponto alto da música, é importante a letra ter algum conteúdo. O refrão é o mais importante, mas a música não deve ser feita apenas de refrão.

Leitura complementar: Como escrever uma música

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como compor uma música de funk, recomendamos que entre na nossa categoria de Música.

Conselhos
  • Se você toca algum instrumento, isso é um ponto positivo, pois ajuda muito na hora da composição da melodia.
  • Uma das mais fáceis e melhores composições de música é: estrofe, refrão, estrofe, refrão, ponte e refrão.
  • Grave suas músicas no celular, e mande para os seus amigos.
  • Não tenha pressa, provavelmente a primeira música demora muito para sair. Pratique sempre, e conte com o apoio de outras pessoas.