Como consertar um Zíper

Como consertar um Zíper

Quebrar ou avariar um zíper é sempre um momento desagradável e parece acontecer sempre nas piores alturas. O seu zíper pode ter se quebrado por diferentes motivos e a primeira coisa a fazer é tentar perceber o que se passou. Hoje em dia, substituir um zíper é bem fácil, mas por vezes você não tem tempo ou quer mesmo manter o fecho original. Antes de substituir um zíper quebrado, separado ou preso tente consertá-lo. Em algumas situações pode ser bem fácil e você não precisa jogar o zíper fora. Em umComo damos-lhe algumas dicas de como consertar um Zíper.

Zíper preso

Por vezes o zíper pode simplesmente ficar preso, não cedendo, nem para cima, nem para baixo. Perceba se o tecido interior o está a prender e se for o caso tente retirá-lo cuidadosamente. Se o zíper apenas estiver preso, sem explicação aparente, experimente lubrificá-lo.

  1. Comece por experimentar um lubrificante natural, o grafite. Use um lápis nº2 e esfregue nos dentes do zíper da zona onde ele está preso. A graxa natural do lápis pode ser o suficiente para lubrificar os trilhos e repôr o funcionamento do zíper.
  2. Enquanto aplica o lubrificante na área do deslizador, tente mover ele, fazendo movimentos para cima e para baixo.
  3. Se mesmo assim o zíper continuar preso, você vai ter de experimentar outro método. Use um pouco de algodão ou mesmo um cotonete. Comece por mergulhar o cotonete em lava-roupas e depois em água, para ajudar a diluir o produto.
  4. De seguida aplique a solução nos dentes junto à zona onde o zíper está preso. O lava-roupas e a água deverão fazer o zíper deslizar sobre os dentes. Cuidadosamente, continue tentando abrir o zíper.
  5. Nesta altura o zíper já deve estar a ceder. Se ainda não deslizar completamente bem, lave bem os dentes com água e volte a aplicar o lubrificante improvisado, até que o zíper funcione na perfeição.

Zíper separado

Os dentes do zíper podem separar, sobretudo quando existe uma pressão adicional sobre ele. Quando a sua mochila, bolsa ou mala está lotada de tanta coisa que tem lá dentro pode acontecer o zíper ficar separado. Saiba de seguida o que pode fazer para tentar consertar o zíper.

  1. Comece por experimentar liberar um pouco o acessório para que o zíper tenha espaço e condições para fechar. Depois se reduzir o espaço ocupado o zíper deve conseguir funcionar de novo.
  2. Se isto acontecer com zíper de peças de roupa pode significar que esse não é o tamanho certo para você. Experimente o tamanho superior ou tente alterar o artigo para que fique maior.
  3. Confirme se o zíper já está funcionando. Caso não esteja, verifique se os dentes estão tortos. Se eles realmente estiverem, podem estar provocando a abertura do zíper.
  4. Para reparar dentes tortos e consertar um Zíper, use uma alicate de bico fino ou uma pinça e acerte os dentes tortos. Se certifique que os dentes ficam alinhados no trilho e volte a testar o zíper. Nesta altura ele já deve estar fechando normalmente.

Zíper quebrado

Nem sempre há solução para zíperes quebrados. Muitos não têm reparação e precisam simplesmente de ser substituídos. Se estiverem a faltar dentes da parte superior do trilho, se o deslizador dobrou ou se ele está saindo pelo topo, pode ser que ainda haja solução para consertar o zíper. Mas nem todos os zíperes dão para consertar. Nestes casos eles têm de ser grossos, iguais aos que são normalmente usados em casacos.

  1. Para consertar o deslizador comece por analisar se ele precisa de ser substituído ou se apenas precisa de ser ajustado. Retire o zíper pela parte superior e examine-o.
  2. Se o espaço que existe entre a parte de baixo e de cima for desigual, aperte o deslizador com um alicate, ajustando a lacuna. De seguida volte a colocar o zíper e teste se está a funcionar. Deve colocar sempre o zíper do lado que tem um quadrado no final do trilho.
  3. Se o deslizador precisar mesmo de ser substituído confirme bem as medidas e compre um do mesmo tamanho. Se for necessário, ao colocar o zíper de novo, use uma chave de fendas para ajudar a inserir os dentes na lacuna. De seguida pode aprender a substituir um zíper.

Substituir um zíper

Quando não há solução para consertar um zíper, ele precisa ser substituído. O processo de substituição é bem simples e você apenas precisa de seguir alguns passos.

  1. Comece por remover o zíper. Com a ajuda de um abridor de casas, desfaça os pontos que prendem o zíper e de seguida corte o tecido para soltá-lo. Tenha cuidado ao remover os pontos para não danificar outras costuras.
  2. Prepare o novo zíper e prenda-o num dos lados com alfinetes. Depois disto tem de fechar o zíper e fazer o mesmo do outro lado. Se certifique que o fecho fica bem colocado e que abre e fecha corretamente.
  3. Agora só tem de costurar o novo zíper. Com a ajuda de uma máquina, costure os dois lados onde o zíper está preso. Se necessário faça um costura dupla, para garantir que fica bem costurado. Quando terminar volte a testar se o zíper ficou a funcionar.

Veja também: Como consertar zíper que fica abrindo

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como consertar um Zíper, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.