Outros Trabalhos manuais

Como cortar vidro

Yuri Ferreira
Por Yuri Ferreira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cortar vidro
Imagem: hypescience.com

Cortar vidro é uma missão que pode ser bastante complicada para aqueles que nunca fizeram isso e que não possuem qualquer tipo da habituação com esse trabalho manual. No entanto, essa missão pode ser bem simples, apesar de perigosa. Existem diversos métodos de cortar vidro sem a necessidade de um especialista que cobre caro pelo corte de uma janela ou até de uma garrafa. Nesse artigo de umComo.com.br, nós te ensinaremos os métodos mais simples e eficazes para cortar suas garrafas, janelas, copos e jarras. Se você deseja saber como cortar vidro, continue lendo esse artigo.

Também lhe pode interessar: Como cortar espelhos

Passos a seguir:

1

Antes de tudo, é necessário saber que para cortar vidro você deve ter materiais de segurança, pois essa uma atividade que pode causar diversos danos ao seu corpo. O vidro pode causar cortes profundos e causar problemas irreversíveis. Por isso, nós recomendamos que durante o processo de corte de vidro, você use roupas grossas, luvas de materiais muito grossos (como couro), óculos de segurança e capacetes de proteção. Isso evitará problemas como cegueira, cortes profundos na mão e na cabeça, além de perfurações em órgãos vitais do corpo. Agora que você já tem os equipamentos de segurança, vamos por a mão na massa.

2

Se você deseja cortar o vidro de uma garrafa ou jarra, você precisará de alguns materiais. Um barbante, álcool, lixa, isqueiro, balde e água são os utensílios necessários para a execução da transformação da garrafa de vidro em um copo, vaso ou porta-canetas. Pois bem, o processo é bastante simples. Você deve encharcar o barbante em álcool e amarrá-lo sobre o local que você deseja fazer o corte. Logo após, coloque fogo cuidadosamente com o isqueiro e segure a garrafa pela parte que não pega fogo (é recomendável que você utilize algo para segurar a garrafa à distância, como um pegador de carvão, mas você pode fazer isso com as mãos). Após o fogo consumir a parte indesejada do objeto, insira o dentro do balde com água cuidadosamente. Você ouvirá uma pequena explosão. Isso significa que o choque térmico separou, sozinho, as duas partes da garrafa. Se não houve explosão, você conseguirá facilmente retirar as partes com a mão. Depois disso, o processo é rápido. Apenas lixe a parte que deseja do vidro e já poderá usá-lo com segurança de diversas maneiras. Não se esqueça de colocar a parte cortada na reciclagem.

Se ficou curioso, veja o nosso artigo em que lhe explicamos como fazer copos com garrafas de cerveja.

Como cortar vidro - Passo 2
3

Para cortar vidros retos, você precisará de um cortador de vidro e de um lubrificante para corte de vidro. Você pode encontrar essas peças em vidraçarias ou em lojas especializadas em vidro. Faça a linha de corte de vidro com um lápis e régua e tenha certeza de onde você deseja fazer o corte. Depois de traçar as linhas o processo é simples: Passe o lubrificante sobre a região que deseja cortar e corte o vidro com calma com seu cortador de vidro. Em seguida, apenas lixe a região cortada e pronto, você poderá usar o seu vidro cortado para execução de vitrais, janelas, pinturas em vidro. Não se esqueça de descartar o seu vidro inutilizado com responsabilidade, na coleta seletiva mais próxima de sua casa.

Na imagem, um cortador de vidro.

Como cortar vidro - Passo 3
Imagem: lojarisi.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cortar vidro, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: hypescience.com
Imagem: lojarisi.com
1 de 3
Como cortar vidro