Como cozer argila

Como cozer argila

Muitos de nós a certa altura já criámos um molde, no entanto, sem nunca termos terminado os nossos trabalhos num forno. Cada vez são mais os aficionados, faculdades e centros de estudos que adquirem um forno de cerâmica artística, uma vez que cozinhar as esculturas é essencial para garantir a sua durabilidade e estabilidade. Se pensar bem, se souber cozer barro, conseguirá que as suas esculturas, louças e lembranças sejam para além de criativas, eficientes a longo prazo. (Fotografia Mónica Lou)

Vai precisar de:
  • Uma peça de barro seca e oca
  • Um forno de cerâmica profissional
Passos a seguir:
1

Amasse muito bem a peça ao mesmo tempo que a esculpe para que não apareçam bolhas de ar por dentro para não explodir no forno.

2

Assegure-se que a peça não é maciça, e se for oca verifique se tem uma entrada de ar, pois poderia explodir durante a cozedura no forno.

3

Para cozer uma peça de barro, a primeira coisa que é necessária é estar completamente seca. Para isso, o artigo "Como secar uma escultura de barro", explicar-lhe-á como eliminar a umidade da figura de modo progressivo.

4

Repare que, após a sua cozedura, a peça perde muita umidade diminuindo significativamente, perdendo cerca de 10% do seu volume. Se a sua peça tiver medidas específicas, faça-a um pouco maior para compensar esta diminuição de tamanho.

5

Inscreva-se num curso de cerâmica e de modelagem de barro. Além de ensiná-lo e orientá-lo, geralmente há um responsável pelo processo de cozedura.

6

Se pretender fazê-lo sozinho, poderá ter acesso a um forno de cerâmica profissional. É fácil encontrá-lo em muitos centros ou oficinas civis e lojas de cerâmica, onde poderão cobrar entre 5 a 30 €, dependendo do tamanho da peça e do espaço que ocupa no forno. O mais comum é aproveitarem uma fornada para cozer várias peças.

7

Não tente cozê-la no forno em casa. Para isso, existe à venda em lojas de artesanato massas especiais para cozer em baixas temperaturas.

8

Se a sua peça tiver medidas muito grandes e o forno for pequeno, terá de cozer a peça em partes e montá-la depois de cozida. Se não quiser partir a peça às partes, contate uma empresa que tenha um forno industrial.

9

A temperatura da cozedura varia dependendo do tipo de argila. A argila mais comum usada em cerâmica, composta por diferentes tipos de silicatos de alumínio hidratados, é cozida a uma temperatura que oscila entre os 900º e os 1000º. Se, por outro lado, utilizou argila refratária, cerâmica ou porcelana a temperatura de cozedura aumenta e oscila entre os 1250º e os 1300º.

10

Para que a cozedura seja segura e estável, pode demorar mais de 8 horas. Os profissionais responsáveis pela cozedura garantem que depois de desligar o forno, a peça é arrefecida lentamente para evitar grandes contrastes que poderiam estragá-la.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cozer argila, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalhos Manuais e Tempo Livre.

Conselhos
  • A cerâmica pode pintar-se antes ou depois da cozedura. Pode decorar a sua peça previamente com diferentes tipos de tintas ou esmaltes. A temperatura de cozedura será semelhante à das pastas de cerâmica.