Como endurecer massinha

Como endurecer massinha

Muita gente, crianças e adultos, depois de fazer algum artesanato com massinha, quer preservar essa criação. Aqui no umCOMO, queremos que você saiba que é possível executar certas técnicas que permitem que a massinha se endureça e possa ser perfeitamente preservada.

Utilizando o ar, o forno, o microondas ou simplesmente produtos selantes, você pode deixar a massinha dura com rapidez e segurança. Se você quer mais informações sobre esses truques, não perca este artigo do umCOMO, pois vamos te mostrar como endurecer massinha com métodos rápidos e fáceis.

Como endurecer massinha

Acredite ou não, você pode deixar a massinha dura utilizando apenas o ar, já que dessa maneira, a umidade da massinha diminui, ela endurece e deixa de ter elasticidade. Para utilizar esse truque, basta seguir estes passos e veja como deixar a massinha dura:

  1. A primeira coisa que você deve fazer é embrulhar a figura com papel manteiga por 4 ou 5 horas.
  2. Em seguida, retire o papel manteiga da massinha e deixe-a secar. Se for uma peça muito grande, você pode utilizar espátulas.
  3. Por fim, coloque a massinha em um varal ou em uma prateleira de secagem por mais 24 horas. No dia seguinte, você verá os resultados.

Como endurecer massinha no microondas

Colocar a massinha de modelar no microondas pode ajudá-la a amolecer e endurecer. Caso deseje essa última opção, será necessário deixar a mistura no aparelho por cerca de um minuto. Após esse período, você verá como a peça começa a endurecer pouco a pouco.

É importante ter em mente que o vapor da massinha libera várias substâncias químicas nocivas (como o enxofre) quando está em altas temperaturas. Isso, juntamente com a radiação que ocorre no microondas, pode ser muito prejudicial à saúde. Por isso, recomendamos o máximo cuidado ou a escolha de um método menos agressivo. Além disso, se nenhum desses métodos te convencer, mas você não quiser comprar novos produtos, sempre poderá aprender como fazer massinha caseira.

Como endurecer massinha de modelar no forno

Outro procedimento que você pode utilizar para endurecer massinha mole consiste em aquecê-la no forno. Isso ajudará a massa a ganhar rigidez e a perder elasticidade. Além disso, é um processo muito fácil e rápido, porque você só precisa executar este passo a passo:

  1. Pré-aqueça o forno a 200 graus.
  2. Coloque as figuras de massinha em uma assadeira untada e leve ao forno por 30 minutos.
  3. Após esse tempo, desligue o forno com as figuras dentro, pois você só precisará retirá-las quando esfriarem.
  4. Coloque as peças em outro recipiente e deixe repousar durante a noite. No dia seguinte, você descobrirá os resultados incríveis.

Como endurecer massinha com verniz

A última opção que propomos, se você quer saber como conservar suas figuras de massinha duras, é o uso de produtos especializados, é claro. Pode ser uma opção um pouco mais cara que as demais, no entanto, o uso de produtos selantes de massinha é muito mais eficaz e mais seguro do que os mencionados acima. Veja como endurecer massinha mola com verniz:

  1. A cola branca se transforma em verniz facilmente quando é dissolvida em água. Então, para começar, misture esses dois ingredientes (adicionando muito pouca água à mistura);
  2. Com um pincel, espalhe a cola branca agora transformada em verniz por toda a peça. É importante que você faça isso em várias camadas e evite a formação de bolhas e excesso de cola.
  3. Para aprender a conservar as figuras de massinha, espere a massa secar e aplique uma camada de silicone líquido com a ajuda de um palito de madeira. Vá aplicando este produto pouco a pouco e em pequenas quantidades, para que fique uniforme.
  4. Quando você concluir este último passo e o silicone secar, aplique mais duas camadas de cola branca novamente e deixe a figura descansar.
  5. Para que o trabalho fique melhor, aplique um pouco de selante em spray, sempre certificando-se de borrifar a figura a cerca de 20 centímetros de distância.
  6. Embora este próximo passo seja opcional, recomendamos que você também aplique uma fina camada de cola acrílica transparente, pois assim, você poderá endurecer completamente a peça e a figura durará muito mais tempo.

Quando as figuras estiverem completamente secas, você poderá usar qualquer tipo de tinta para decorar os pedaços de massinha dura. Além disso, mantenha-as afastadas de locais úmidos para evitar que amoleçam ou se deteriorem.

Se você também trabalha com argila, sugerimos dar uma lida no artigo que explica como secar uma escultura de argila.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como endurecer massinha, recomendamos que entre na nossa categoria de Arte e artesanato.