Como engrossar a voz

Como engrossar a voz

Voz grossa, para muitos, é sinal de maturidade e virilidade, o que não passa de um estereótipo do patriarcado. Ainda assim, muita gente passou da puberdade, percebeu que a voz não ficou grave como gostaria e não se sente à vontade da maneira como soa ao falar. Na autoestima, a voz tem a sua importância ligada à questões de identidade. Em transexuais, por exemplo, a questão da voz facilita o desenvolvimento da identidade de gênero.

Por isso, em alguns casos o apoio psicológico também é muito importante. Fato é que alguns cuidados e práticas podem ajudar com que a voz soe de uma maneira menos aguda e mais intensa. Para te ajudar, o umCOMO buscou informações e te ensina como engrossar a voz e quais os procedimentos disponíveis.

Como engrossar a voz

Se o seu desejo é engrossar a voz por alguma alteração após a puberdade, a maneira mais indicada e eficaz é que você procure um especialista no assunto: fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista. Caso haja suspeita de alguma alteração nas cordas vocais, em muitos casos é feito um exame de laringoscopia, que faz um uma avaliação da mobilidade das cordas vocais.

Se você está em processo de transição de gênero, um profissional capacitado também pode te ajudar com a questão de engrossar a voz, caso isso seja um desejo. Existem terapias de voz e comunicação, tratamentos hormonais e o procedimentos cirúrgicos voltados à modificação da voz. No Brasil o Programa de Identidade de Gênero do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (Protig)[1] é um centro de referência nesses casos.

Os fonoaudiólogos são profissionais indicados que podem te passar um treinamento vocal e ainda avaliar se o seu caso é possível de ser resolvido apenas com a prática de exercícios para a voz ou uma possível intervenção cirúrgica.

Algumas práticas e exercícios são alternativas para engrossar a voz sem o acompanhamento de um fonoaudiólogo. Elas exigem disciplina e concentração e tratam de moldar a voz ao invés de machucar as cordas vocais. Portanto, seja paciente com os exercícios e nem pense em usar técnicas como forçar a rouquidão ou fumar cigarros com o intuito de alterar a voz. Não são nada saudáveis e podem trazer danos irreversíveis.

Exercícios para engrossar a voz

Nos exercícios para engrossar a voz que envolvem a pronuncia de sons e palavras, uma boa dica é se gravar e escutar depois. Assim você mesmo consegue se escutar e entender quando a sua voz sai mais grave ou mais aguda.

Respiração

A maneira que você respira é um dos maiores determinantes na hora de engrossar a voz. Preste atenção na sua respiração:

  1. Tente controlar a maneira que o ar sai a partir do espaço que fica atrás e em volta do nariz.
  2. Pronuncie diferentes notas e veja como a voz muda a medida em que você vai controlando essa troca de ar.
  3. Ao respirar, sinta todo o seu corpo e diferencie o esforço que é feito com o pulmão do diafragma.
  4. Tente então respirar com o diafragma ao falar e repare como a sua voz já sai mais grave.
  5. Quando for soltar uma frase ou uma palavra, ao invés de usar a garganta como primeira fonte de esforço, use o abdome.

Postura para engrossar a voz

A postura é outro fator simples e que pode fazer muita diferença na hora de engrossar a voz. Coluna ereta e queixo posicionado para frente fazem com que a projeção da voz seja mais alta, o que exige menos esforço e te livra do agudo muitas vezes usado como recurso para falar mais alto.

Pronuncia das palavras

Falar devagar também te ajuda a controlar a respiração para engrossar a voz. Dessa forma, enquanto você fala consegue pensar na maneira correta de respirar e pronunciar as palavras. Além da sua voz soar mais grave dessa maneira, também passa uma sensação de segurança e confiança ao ouvinte.

Para incrementar as técnicas de engrossar a voz à sua rotina, comece usando tons graves apenas no final das frases, pouco a pouco. Assim as pessoas vão se acostumando com essa sua mudança. Pode soar muito estranho começar a falar com a voz grossa de um dia para o outro.

Tenha disciplina, pratique todos os dias. Pronuncie notas e palavras diferentes reparando na sua respiração e na sua musculatura. Essa é a melhor maneira de conhecer o seu corpo e saber qual é a maneira correta de usar seus músculos a favor de uma voz mais grave.

Remédio para engrossar a voz

Como comentado, existem tratamentos hormonais que ajudam no processo de engrossar a voz em situações específicas. A prescrição de testosterona (hormônios masculinizantes) é o procedimento conhecido no caso de transgêneros que queiram engrossar a voz. O procedimento deve ser acompanhado por um médico, preferencialmente capacitado para trabalhar com questões de gênero e que possa avaliar e expor os riscos previamente ao paciente. De acordo com o Guia Prático de Atualização sobre Disforia de Gênero, divulgado pela Sociedade Brasileira de Pediatria [2], após o início do tratamento as alterações na voz devem aparecer entre a partir de 3 meses do início do tratamento até 2 anos.

Cirurgia para engrossar a voz: tireoplastia

A tireoplastia é uma opção para quem deseja alterar a voz de maneira definitiva. Trata-se de uma cirurgia das cartilagens da laringe que altera as características da voz, deixando-a mais grave ou mais fina. Na operação o procedimento é diminuir ou esticar as pregas vocais conforme necessidade do timbre desejado pelo paciente.

Trata-se de um procedimento cirúrgico relativamente simples. A cirurgia costuma ser rápida e pode até ser feita com o paciente acordado e anestesia local. Todo o procedimento deve ser feito e diagnóstico por especialista otorrinolaringologista e o pós-operatório também costuma ser acompanhado por profissional de fonoaudiologia.

Botox para engrossar a voz

A aplicação da toxina botulínica nas cordas vocais é um tratamento indicado em casos de distonia nas cordas vocais, o que não necessariamente tem a ver com engrossar a voz. Apesar de ser um procedimento pouco invasivo cujo efeito tem duração de até 5 meses, a aplicação de botox com essa finalidade precisa ser avaliada por um médico.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como engrossar a voz, recomendamos que entre na nossa categoria de Música.

Conselhos
  • Esse artigo se aplica a pessoas que já passaram pela fase da puberdade. Antes disso não é possível saber como sua voz ficará definitivamente.
Referências
  1. SILVA, Dhiordan Cardoso da et al. Programa de identidade de gênero: o âmbito dos cuidados à saúde de transexuais no Brasil. Clinical and biomedical research. Porto Alegre, 2016. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/165784/001008669.pdf?sequence=1/>. Acesso em 20 de fevereiro de 2020.
  2. CIENTÍFICO, Conselho; BERMUDEZ, Beatriz Elizabeth Bagatin Veleda. de Gênero. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/19706c-GP_-_Disforia_de_Genero.pdf/>. Acesso em 20 de fevereiro de 2020.
Bibliografia
  • SCHMIDT, Jeanne Gabriele et al. O desafio da voz do transsexual homem-mulher: auto-percepção em comparação com avaliação de ouvintes leigos. Clinical and biomedical research. Porto Alegre, 2015. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/142053/000987518.pdf?sequence=1/>. Acesso em 20 de fevereiro de 2020.
  • PROTIG. Programa de Identidade de Gênero. Disponível em: <https://hcpa.edu.br/area-do-paciente-apresentacao/area-do-paciente-sua-saude/educacao-em-saude/send/2-educacao-em-saude/99-programa-de-identidade-de-genero-protig/>. Acesso em 20 de fevereiro de 2020.
  • LEBL, Mariana Dantas Aumond et al. Distonia laríngea respiratória. Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, v. 69, n. 5, p. 721-726, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992003000500019/>. Acesso em 20 de fevereiro de 2020.